Quando nos perguntamos sobre qual franquia destruiu mais carros no set de filmagens, a resposta mais óbvia seria, obviamente, Velozes & Furiosos. Mas se focarmos apenas em um diretor, qual foi o nome que destruiu mais veículos nos cinemas?
Na franquia Velozes & Furiosos estrelada por Vin Diesel, o diretor que mais vezes esteve por trás das câmeras da saga é Justin Lin. No total, o cineasta dirigiu cinco filmes: Velozes & Furiosos: Desafio em Tóquio (2006), Velozes & Furiosos 4 (2009), Velozes & Furiosos 5: Operação Rio (2011), Velozes & Furiosos 6 (2013) e Velozes & Furiosos 9 (2021).
De acordo com a Scrap Car Comparasion, Justin Lin destruiu nada menos que 135 carros. Algumas dessas vítimas de quatro rodas pertencem a outros títulos fora da franquia Velozes & Furiosos em que o diretor esteve por trás das câmeras.
Porém, há um diretor que supera esse número em mais de 200 veículos totalizados: Michael Bay, que tem como marca registrada nas telonas as explosões em seus filmes de ação. O cineasta responsável por Transformers, 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi e Ambulância - Um Dia de Crime destruiu um total de 354 carros.
Outros nomes da lista são: na terceira posição, John Landis com 120 carros destruídos. Em quarto, Christopher Nolan com 83. Em quinto, os irmãos Joe e Anthony Russo com 80. Outros diretores e diretoras em destaque na listagem são Richard Donner, Steven Spielberg, Lana e Lily Wachowski, Chad Stahelski, James Cameron e George Miller.
Justin Lin poderia ter aumentado ainda mais esse número e se aproximar de Michael Bay. O diretor assinou contrato para Velozes & Furiosos 10, mas quando o filme estava com cerca de uma semana de produção, o cineasta abandonou o projeto devido a diferenças criativas – e possíveis problemas em seu relacionamento com o próprio Vin Diesel. Louis Leterrier foi escolhido no seu lugar e retornará atrás das câmeras em Velozes & Furiosos 11.