Homem-Aranha: Através do Aranhaverso chegou aos cinemas brasileiros, nova aventura de Miles Morales, e um dos principais personagens da sequência de Homem-Aranha no Aranhaverso (2018) é Miguel O'Hara / Homem-Aranha 2099 – personagem dublado por Oscar Isaac que havia sido apresentado na cena pós-créditos do primeiro filme.
Desde que o primeiro trailer de Através do Aranhaverso foi lançado, os fãs perceberam que o Homem-Aranha 2099 teria um confronto com Miles Morales, ainda que não seja necessariamente um vilão na sequência. Mas quem é esse personagem da Marvel?
Homem-Aranha Através do Aranhaverso é "maior e mais deslumbrante": Universos e estilos diferentes vão surpreender os fãs (Entrevista)Quem é Miguel O'Hara, o Homem-Aranha 2099 dublado por Oscar Isaac em Aranhaverso?
Homem-Aranha 2099 foi criado por Peter David e Rich Leonardi em 1992 como parte da iniciativa da Marvel nos quadrinhos, que reimaginava seus personagens em um futuro distante. Seu nome verdadeiro é Miguel O'Hara, um geneticista irlandês-mexicano que tenta recriar as habilidades do Homem-Aranha e, acidentalmente, consegue os poderes.
Essas histórias estreladas pelo Homem-Aranha 2099 normalmente acompanham sua luta contra a organização biomédica corrupta Alchemax, onde o próprio Miguel O'Hara trabalhou antes de se tornar um Homem-Aranha. Ele tem como apoio uma assistente holográfica chamada Lyla, que é uma inteligência artificial criada pela sua ex-namorada, Xina Kwan. Por sinal, a Alchemax também está em Através do Aranhaverso como o laboratório onde seu principal vilão, Dr. Jonathan Ohnn / Mancha, era um cientista.
Miguel O'Hara / Homem-Aranha 2099 apareceu na animação Homem-Aranha no Aranhaverso, onde foi dublado por Oscar Isaac na cena pós-créditos do filme. Ele retorna como um dos principais personagens da sequência Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, responsável por criar a Sociedade Aranha (composta por versões do herói de diferentes realidades) e manter o multiverso em perfeito estado – e entra em conflito com Miles Morales para garantir que o herói aceite seu destino como um Homem-Aranha.
"Miguel definitivamente se torna um antagonista de Miles, mas seus objetivos são muito compreensíveis", disse o co-diretor Kemp Powers ao SFX sobre a complexidade do personagem. "Algumas pessoas podem ficar do lado de Miles, mas outras podem ficar do lado de Miguel. Ele é o líder desta Sociedade Aranha por uma razão. Ele carrega esse incrível senso de responsabilidade. O Homem-Aranha sempre foi o amigo da vizinhança, e Miguel é muito diferente porque suas responsabilidades vão muito além de qualquer bairro. Ele é apenas um personagem fascinante, mas não é um vilão. Ele é um cara bom".