Homem-Aranha no Aranhaverso, dirigido por Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman, é um filme pioneiro no gênero de super-herói e inovador na linguagem cinematográfica. Lançado em 2018, não apenas chocou o público ao eliminar o famoso e amado Peter Parker no início da história, mas também preencheu seu multiverso com várias versões do Cabeça de Teia – de diferentes gêneros, nacionalidades, espécies e até estilos de animação.
Sucesso de público e de crítica, arrecadou impressionantes US$ 384,3 milhões, quatro vezes mais do que seu orçamento, e ainda levou o Oscar na categoria que costuma ser dominada pela Disney e pela Pixar. Hoje, dia 1º de junho, estreia a tão aguardada continuação da jornada de Miles Morales, dessa vez intitulada Através do Aranhaverso.
Assim como seu antecessor, o segundo está cheio de referências e surpresas relacionadas às HQs e às produções audiovisuais da Marvel. Por isso, antes de vê-lo, é importante que você conheça o simbolismo por trás do número 42, que surge em alguns momentos de destaque de No Aranhaverso.
Como Peter Ramsey explicou ao portal Insider, trata-se de uma homenagem ao americano Jackie Robinson, lendário jogador de beisebol que foi a primeira pessoa negra a atuar na MLB (Major League Baseball).
"Quarenta e dois era o número da camisa de Robinson no Brooklyn Dodgers", disse o diretor. "Ele era um super-herói negro que quebrava barreiras no beisebol, e [Miles é] um super-herói negro que quebra barreiras nos quadrinhos do Homem-Aranha."
Para os que não se lembram, a cifra aparece na aranha que pica Miles em No Aranhaverso e também no chão ao lado dele depois que cai durante uma de suas primeiras tentativas de escalar paredes e pular entre prédios.
Quanto a Robinson, faleceu há mais de 50 anos, em 24 de outubro de 1972. Seu número, porém, continua sendo um lembrete fundamental do passado dos Estados Unidos e dos atletas corajosos que ajudaram a combater o racismo e a segregação. Dada sua importância para o primeiro filme, ele volta em Através do Aranhaverso. Portanto, fique atento quando for assistir ao desenho dirigido por Joaquim Dos Santos, Kemp Powers e Justin Thompson.