Publicado em 1973, “The Boogeyman” é o conto de terror de Stephen King que ganha filme em 2023. Boogeyman - Seu Medo é Real entra para a lista de adaptações da obra do escritor, com direção de Rob Savage (do elogiado Host, de 2020) e o cineasta teve um desafio importante para este longa: trazer para as telas um monstro tão assustador quanto a imaginação de Stephen King – e, para isso, precisou de alguns “truques” especiais.
Em entrevista ao AdoroCinema, Rob Savage contou sobre o processo de criação do bicho-papão: a princípio, o cineasta queria que o monstro fosse real no set de filmagens, mas a produção acabou optando pelos efeitos especiais. Ainda assim, o diretor fez questão de ter pelo menos um pouco de realidade nas gravações – e ele mesmo encarnou o monstro.
“A criatura é completamente feita com efeitos especiais, então imprimimos em 3D só a cabeça dela, que ficava em uma vareta. Então, em muitos momentos, quando a família reage à criatura, gritam e lutam, sou eu com essa ‘imitação’ correndo atrás deles e gritando para tentar assustá-los”, explicou.
Assista à entrevista completa:
Para criar o design do monstro propriamente dito, o principal fator levado em consideração foi o significado do bicho-papão na história. Boogeyman acompanha o drama de uma família que está lidando com um profundo luto pela morte da mãe – uma situação que fica ainda mais complicada com o surgimento inexplicável de uma entidade que se alimenta da escuridão.
“A criatura representa a morte nesse filme, o luto, um aspecto da morte sobre o qual ninguém da família queria falar, sabe? Eles acabaram de perder a mãe, mas ninguém realmente fala sobre isso. Então, nós sempre dizíamos que tinha que parecer um corpo humano meio quebrado. Não poderia parecer um alienígena, uma criatura fantasiosa. Tinha que representar a gente”, explicou.
Vale ressaltar aqui ainda um detalhe curioso sobre essa história: em entrevista coletiva que também contou com a participação do AdoroCinema, a atriz Vivien Lyra Blair, que tinha apenas 9 anos de idade quando gravou o filme, relembrou o medo que sentiu do monstro.
“Quando estávamos fazendo a regravação dos diálogos, mostrei para Viv a primeira cena em que ela vê o bicho-papão. Ela se assustou tanto que não olhava mais para a tela, então eu tinha que explicar o que estava acontecendo”, relembrou o cineasta, que ajudou a atriz-mirim a se preparar para o monstro.
“Eu e a equipe de efeitos especiais não queríamos que Viv não conseguisse ver o filme. Então, como preparação, demos a ela a cabeça do bicho-papão, que agora acho que está no seu quarto”, brincou o diretor. “Está. Agora, ele está na nossa sala usando um chapéu e um lenço”, respondeu a atriz.