A Pequena Sereia chegou na última semana como um dos maiores sucessos entre os live-actions da Disney, arrecadando mais de 200 milhões de dólares em bilheteria até o momento. Uma das maiores motivações dos elogios do público e da crítica são as atuações. Além da cantora Halle Bailey brilhando na pele de Ariel em sua estreia no cinema, a atriz Jessica Alexander também surpreendeu com sua performance como Vanessa, alterego da bruxa Úrsula (Melissa McCarthy).
Vanessa aparece enquanto Ariel vive seu sonho de viver junto aos humanos: Úrsula sabota seu momento de felicidade e tenta seduzir o Príncipe Eric com um feitiço para se disfarçar como uma bela jovem. Assim como na versão animada de 1989, a personagem aparece somente em poucos momentos, mas como em todas as outras escalações, o diretor Rob Marshall se esforçou muito para encontrar a intérprete perfeita para o trabalho. No final, ele acabou escolhendo Jessica Alexander, a jovem atriz que compartilha a vilã com McCarthy.
“É meio raro para alguém tão bonito e carismático ser capaz de se transformar em uma bruxa do mar literalmente na sua frente e simplesmente perder o controle. Foi emocionante ver essa mudança. Jessica é incrível”, elogiou Marshall em entrevista ao Entertainment Weekly.
O diretor ainda acrescentou que fez questão de que a intérprete da versão humana de Úrsula não fosse uma celebridade. Ele justifica a decisão dizendo que seria estranho colocar uma atriz muito conhecida dividindo a personagem com Melissa McCarthy, já estabelecida na indústria.
Mesmo nova no ramo, Alexander impressionou os fãs de A Pequena Sereia não poupam elogios a sua performance como Vanessa:
“Jessica Alexander é a definição de “não há pequenos papéis, apenas pequenos atores” porque ela entrou em seus cinco minutos de tela com algo para PROVAR”
Saiba mais sobre a atriz revelação Jessica Alexander, a Vanessa de A Pequena Sereia
No tapete vermelho da pré-estreia de A Pequena Sereia, em Londres, sua cidade natal, Jessica Alexander contou à Variety Radio Online que estar no filme era um sonho e que seguiu o lema do “tudo ou nada” para se entregar ao máximo em suas cenas.
Antes de fazer sua grande estreia nas telonas, Jessica conseguiu seu primeiro trabalho no curta-metragem de 2016, Truck. Ela seguiu esse título com a série Penny on M.A.R.S, o curta-metragem Birthday e os filmes Glasshouse (2021), A Banquet (2021) e Assassinato nas Profundezas (2020).
A atriz de 23 anos ganhou destaque no último ano por participar da série teen Ninguém Mandou, da Netflix. Entre seus projetos futuros está Fallen, série da Globoplay adaptada da saga homônima de romances.