Uma das maiores sagas do cinema sobre encontrar a própria família e com personagens que já fazem parte da cultura pop nas últimas décadas – podíamos estar falando de O Senhor dos Anéis, mas é sobre Velozes & Furiosos. E quem fez a conexão entre as duas obras foi o próprio Vin Diesel: em entrevista à Variety, nosso Dominic Toretto comparou as histórias de J.R.R. Tolkien com sua própria saga.
O ponto em comum entre Vin Diesel e Tolkien, para o ator – que também é produtor de Velozes & Furiosos – é o trabalho árduo para continuar expandindo o universo de seus personagens ao longo do tempo. “Sabe o que fica mais difícil? O trabalho fora das telas. A expansão… Há uma razão pela qual Tolkien parou de escrever depois de um tempo. Porque é muito difícil dar continuidade a mitologias. Ninguém pensa nisso nesse contexto, mas é real. Não é a coisa mais fácil do mundo”, disse.
Na sequência, Vin Diesel ainda brincou com a comparação e até citou O Hobbit, trilogia lançada anos após O Senhor dos Anéis, mas que não recebeu uma aprovação tão massiva assim. “Esse é o Senhor dos Anéis da ação. Bem colocado! É muito verdade. Eu devia ter parado depois de O Hobbit”, comentou o astro.
Velozes & Furiosos vai ter continuação?
A declaração de Vin Diesel, no entanto, não significa que já chegou sua hora – assim como Tolkien – de parar. Velozes & Furiosos 10 não só vai ganhar sua segunda parte em 2025, como também pode receber mais um capítulo para completar uma trilogia (assim como O Senhor dos Anéis, olha só!).
Durante o evento de pré-estreia de Fast X, Vin Diesel falou sobre a possibilidade de esticar um pouco mais a história de Toretto. “Enquanto estávamos fazendo esse filme [Velozes & Furiosos 10], o estúdio perguntou se poderia ser dividido em duas partes. E depois que viram, disseram: ‘você poderia fazer esse final como uma trilogia?’”, afirmou.