As contribuições de Tina Turner – que morreu na quarta-feira (24), aos 83 anos – para o cinema foram poucas, mas significativas. A começar pela faixa título "GoldenEye" que acompanhou a primeira missão de Pierce Brosnan como 007, em 1995, e que é uma das canções mais populares da saga de James Bond.
Já como atriz, Tina encarnou a implacável líder de Bartertown em Mad Max - Além da Cúpula do Trovão (1985), estrelado por Mel Gibson; a prefeita de O Último Grande Herói (1993), com direito a uma aparição ao lado de Arnold Schwarzenegger; ou a então chamada Acid Queen de Tommy (1975), escrito e dirigido por Ken Russell.
Mas a Rainha do Rock 'n' Roll poderia ter deixado uma marca ainda maior na história da sétima arte se não tivesse recusado o papel principal em A Cor Púrpura (1985), clássico de Steven Spielberg baseado no livro homônimo de Alice Walker. No fim das contas, quem interpretou (e eternizou) a personagem Celie foi Whoopi Goldberg.
Em uma entrevista de 1986 concedida a um programa de TV italiano – clique aqui para conferir –, a cantora explicou a razão pela qual declinou a oferta que Spielberg tinha lhe feito. O drama da protagonista, que é abusada e espancada pelo marido, a lembrou demais de sua própria experiência com o ex-marido, o músico Ike Turner.
"Eu ainda estou falando com a imprensa sobre minha vida [privada] e agora fazer um filme sobre isso?", disse na ocasião. "Estou apenas me arrastando para baixo. Estou tentando esquecer o passado, porque acabou. Acabou. Terminei esta parte da minha vida e não vou desempenhar um papel que me recorde do que já passei."
"Acho que Steven entendeu que eu não poderia fazer [o longa] depois que eu realmente expressei o que isso significava para mim", acrescentou Tina.
Por sua performance como Celie, Whoopi foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Quem levou a estatueta dourada, porém, foi Geraldine Page por O Regresso para Bountiful.
A Cor Púrpura, por sua vez, ganhou em 2005 uma versão musical nos palcos da Broadway, que será adaptada para as telonas por Blitz Bazawule (que codrigiu Black Is King com Beyoncé). Dessa vez Celia será vivida por Fantasia Barrino, que ficou famosa ao participar e ganhar a 3ª temporada do American Idol.
No elenco ainda estão Taraji P. Henson, Danielle Brooks, Colman Domingo, Corey Hawkins, Aunjanue Ellis-Taylor, H.E.R. e Ciara. Esta última divide a personagem Nettie Harris, irmã de Celie, com ninguém menos que Halle Bailey, a Ariel do live-action de A Pequen Sereia.