Florence Pugh é uma das maiores estrelas de cinema da atualidade. A atriz começou em filmes independentes como Lady Macbeth e séries como The Little Drummer Girl. Foi em 2019 que, de fato, ganhou muita popularidade ao protagonizar dois grandes longas. De um lado, esteve no terror Midsommar, de Ari Aster; do outro, esteve em Adoráveis Mulheres, adaptação de Greta Gerwig do livro de Louisa May Alcott – e que lhe rendeu uma indicação ao Oscar.
A trajetória de Pugh foi, para muitos, impecável. Em 2021, ela fez sua estreia no Universo Cinematográfico Marvel (UCM) com Viúva Negra. Na trama, ela vive Yelena, irmã da protagonista Natasha Romanoff (Scarlett Johansson). Mais tarde, ela reprisou o papel na série Gavião Arqueiro e o fará de novo em Thunderbolts.
Sem dúvida, entrar para o UCM (MCU, em inglês) mudou a carreira de Pugh. No entanto, essa decisão não agradou a todos. A própria Pugh confessou à revista Time que a comunidade do cinema independente "ficou muito zangada".
“Eles disseram: ‘Ótimo, agora se perdeu para sempre.’ E eu pensei: ‘Não, estou trabalhando duro como sempre. Sempre fiz um filme atrás do outro. A diferença é que agora as pessoas assistem [ao que faço]. Você só precisa ser um pouco mais organizado com sua agenda.’”
A verdade é que Pugh continuou participando de produções fora do eixo comercial. O drama A Good Person estreou recentemente, com Morgan Freeman no elenco. Outro exemplo: em 2022, a Netflix incluiu O Milagre em seu catálogo. Ao mesmo tempo, Pugh segue aceitando projetos grandiosos, como Duna: Parte Dois, dirigido por Denis Villeneuve e com lançamento marcado para 3 de novembro.
Antes dessas declarações, Pugh já tinha revelado à Total Film que ouviu que não iria mais conseguir estrelar obras independentes depois de ingressar na Marvel. “Muitas pessoas no mundo indie me disseram que nunca mais voltaria aos filmes pequenos, e isso sempre me deixou um pouco inquieta”, desabafou ela.
O próximo trabalho de Pugh nas telonas é Oppenheimer, baseado na vida de J. Robert Oppenheimer, o criador da bomba atômica. Cillian Murphy desempenha o papel principal; Christopher Nolan assina a direção. A estreia acontece em 21 de julho.