Faltam menos de dois dias para a estreia de A Pequena Sereia, o mais novo live-action da Disney baseado na consagrada animação de 1989. Entre as muitas atualizações feitas pelo filme – a começar pela protagonista negra de Halle Bailey –, estão as irmãs de Ariel, que ganharam não só novos visuais, como novos nomes e personalidades.
Para os que não se lembram, no desenho as sete filhas de Tritão se chamam Arista, Attina, Adella, Alana, Andrina, Aquata e Ariel. No remake, porém, elas são Mala, Caspia, Karina, Perla, Tameka, Indira e, claro, Ariel. Cada uma comanda um dos Sete Mares que integram o reino de seu pai.
Para interpretá-las, Halle e as outras seis atrizes escaladas passaram por uma intensa preparação – que ia desde ficar suspensas por algumas horinhas até fazer "aulas de sereia" dentro d'água. Em entrevista ao Metro.co.uk na première de A Pequena Sereia em Londres, Karolina Conchet, que encarna Mala, disse: "É a melhor experiência de todas! Recomendo a todos: se você pode ir para a escola de sereias, vá!"
Nathalie Sorrell, que dá vida a Caspia, chamou a oportunidade de "um sonho tornado realidade". E Kajsa Mohammar, a intérprete de Karina, concordou: "É mágico. É algo para o qual não temos referência porque não sabemos se as sereias existem. É algo que você nunca viu. Então, poder incorporar uma sereia que também é uma princesa da Disney é um sonho duplo que se torna realidade!"
Sobre os principais desafios encontrados nos bastidores, Kajsa revelou que, durante boa parte das filmagens, as garotas trabalharam fora d'água, muitas vezes "voando nas plataformas" para ajudar a aperfeiçoar seus movimentos de natação. "Mas nós tivemos alguns momentos de cauda e alguns momentos de peruca", recordou Kajsa.
As atrizes também fizeram vários testes em tanques no Pinewood Studios, na Inglaterra, "para ver como nossos tons de pele ficariam e como as perucas se comportariam, para dar referências ao pessoal de efeitos visuais", conforme explicou Kajsa.
Um de seus momentos favoritos do processo foi chegar ao lado prático da natação: "Tivemos um treinamento com uma profissional incrível de mergulho livre para aprender a segurar a respiração e a emergir lindamente sem perder o fôlego."
Tanto Kajsa quanto Nathalie fizeram questão de dizer que as primeiras tentativas não foram nada graciosas e que estavam bem longe do que se espera de uma princesa da Disney.
Ainda assim, defendeu Lorena Andrea, nem todo mundo pode dizer que foi para a escola de sereias. "As sereias se divertem muito e podem aprender muito com os humanos, e umas com as outras. Acho que, interpretando Perla, eu realmente aprendi a falar por mim mesma, a usar mais minha voz e a apreciar nossas diferenças únicas", observou a atriz.
Já Sienna King admitiu que o papel de Tameka lhe ensinou a "ser forte, destemida e às vezes simplesmente deixar ir – você não pode controlar tudo".
Simone Ashley completa o septeto na pele de Indira. Com direção de Rob Marshall, A Pequena Sereia traz Melissa McCarthy como Úrsula, Javier Bardem como Tritão e Jonah Hauer-King como príncipe Eric.