Acostumado com filmes de ação em larga escala, o protagonista de John Wick, Matrix, Constantine, Velocidade Máxima e tantos outros títulos conhecidos sonhava desesperadamente em participar de mais uma saga de sucesso: O Senhor dos Anéis, lançada entre 2001 e 2003.
Em 1999, em entrevista à extinta revista australiana Rip It Up, Keanu Reeves revelou seu desejo de se juntar a Peter Jackson na lendária trilogia baseada nos livros de J.R.R. Tolkien. E tentou de tudo para convencer o diretor a escolhê-lo para o papel de um certo guerreiro que viria a ser rei de Arnor e Gondor.
"Eu estou peticionando para interpretar Passolargo", disse ele na época. "Eu adoraria trabalhar com [Jackson], mas não sei se isso vai adiante. Espero que eu consiga."
De fato, Keanu fez campanha para ser escalado e estava pronto até para implorar ao cineasta. "Tenho pessoas fazendo ligações agora", contou, referindo-se a sua equipe. "Espero que ele [Jackson] pense que sou a pessoa certa para o papel. Eu sou o cara. Estou aqui."
Apesar dos esforços, foi Viggo Mortensen quem ficou com o personagem Passolargo, mais conhecido como Aragorn. Por sua vez, a franquia foi unanimidade de público e de crítica, arrecadando quase US$ 3 bilhões mundo afora e se tornando a mais premiada da história do Oscar. Foram 30 indicações e 17 vitórias – entre elas Melhor Filme para O Retorno do Rei.
KEANU REEVES NOS PRÓXIMOS FILMES DE O SENHOR DOS ANÉIS?
Em fevereiro, a Warner Bros. anunciou novos filmes de O Senhor dos Anéis. Peter Jackson, assim como as roteiristas e produtoras Fran Walsh e Philippa Boyens, não estão diretamente envolvidos, mas estão sendo mantidos informados de cada passo. Andy Serkis, que deu vida a Gollum/Sméagol, também confessou estar interessado em retornar à Terra-média. Poderia enfim haver um papel para Keanu Reeves? Nossa vez de fazer uma petição!
Enquanto esses projetos não chegam, será possível revisitar o universo de Tolkien graças à animação O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim, que estreia em abril de 2024. Além disso, uma 2ª temporada de Os Anéis de Poder, do Amazon Prime Video, é aguardada para o mesmo ano.
Quanto à trilogia principal, pode ser vista e revista nos catálogos do Prime Video e da HBO Max.