Assim que o termo "filme animado" é mencionado, muitas pessoas pensam na Disney ou na Pixar, e não chegam até os animes japoneses. Este é um gênero intimamente relacionado ao próprio Steven Spielberg, um dos diretores de mais sucesso comercial da história do cinema, tendo trabalhado em franquias tão populares quanto o Jurassic Park ou Indiana Jones.
Na década de 1980, Spielberg co-fundou a produtora Amblin Entertainment, que produziu várias séries de animação, como o Animaniacs. Embora o trabalho de Spielberg não contenha muitos exemplos de animação, o diretor é um grande fã dessa forma de arte.
Um de seus trabalhos mais destacados nessa área foi em 2011, com As Aventuras de Tintim. Embora tenha sido criado como uma trilogia, o filme não alcançou o sucesso financeiro necessário para isso, então foi cancelado.
Ao longo de sua vida, Spielberg foi influenciado por vários filmes de animação de todo o mundo, incluindo a obra-prima japonesa de 1988, Akira, que ele citou como um de seus favoritos. No entanto, existe uma joia de animação específica que Spielberg considera uma das maiores conquistas da história da animação.
"Eu admiro especialmente o mundo inteiro de Miyazaki e seu gosto e sua maneira de contar histórias. A Viagem de Chihiro é um dos melhores filmes de animação já feitos. Pode ser melhor do que qualquer filme da Disney que você já viu. Ele foi uma influência real. "
Se não fosse pelo fato de os críticos enviarem pelo telhado, A Viagem de Chihiro nunca teria deixado o Japão, já que a Disney estava no comando naquele momento de distribuição. Felizmente, este conseguiu ganhar o Oscar de Melhor Filme de Animação, sendo hoje o único filme estrangeiro a ganhar este precioso prêmio.