Desde que apareceu pela primeira vez em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, Viggo Mortensen se tornou um rosto inseparável da saga de J.R.R. Tolkien e, claro, de seu personagem Aragorn – e, aliás, você sabia que o nome do personagem tem um grande significado?
Aragorn vem do inglês falado na Idade Média (também chamado de inglês médio) em que "ara" significa "nobre" e "gorn" se traduz como "coragem, bravura" ou "reverenciado". Assim, Tolkien indica em suas anotações que Aragorn significaria "rei bravo" ou "rei reverenciado" na língua sindarin, refletindo o destino do personagem, prometido para reinar sobre Gondor e Arnor.
Vale relembrar também que o personagem usa vários apelidos ao longo de sua vida: Ele é Thorongil (“Águia da Estrela”) quando participa da luta contra Sauron antes do início de O Senhor dos Anéis. Quando a Sociedade começa, ele é apresentado aos hobbits como “Passolargo”.
Em outro momento, Galadriel (Cate Blanchett) o nomeia "Elessar Telcontar" após sua coroação como governante do reino unificado de Gondor e Arnor. É somente por meio desse recém-obtido título de nobreza que ele finalmente fica livre para se casar com Arwen, a filha de Elrond (Hugo Weaving).
Não à toa, a obra J.R.R. Tolkien atravessou gerações e a riqueza de detalhes foi, certamente, um fator decisivo para tornar o autor – e sua mente – tão admirados e relembrados. O escritor costumava nomear seus personagens com muita precisão, com o objetivo de dar a eles uma personalidade ou revelar um traço de caráter importante para suas histórias.