Batman vs Superman: A Origem da Justiça não é o começo do Snyderverse, mas é definitivamente o filme que colocou a Liga da Justiça nos trilhos da indústria cinematográfica pela primeira vez. Polarizador e divisivo, o filme teve diversas polêmicas durante a época de lançamento e, até hoje, há opiniões variadas sobre a sua qualidade.
Parece que não faz tanto tempo assim, mas a distribuição do projeto aconteceu em 2016, pouco tempo depois de Homem de Aço fazer o público se reconectar com a figura do Superman - agora na pele de Henry Cavill.
James Gunn responde fãs que pedem resgate do SnyderVerso no streaming: "Netflix não demonstrou interesse"Na trama, o confronto entre Super-Homem (Cavill) e Zod (Michael Shannon) em Metrópolis fez com que a população mundial se dividisse acerca da existência de extraterrestres na Terra. Enquanto muitos consideram o Superman como um novo deus, há aqueles que consideram extremamente perigoso que haja um ser tão poderoso sem qualquer tipo de controle.
Bruce Wayne (Ben Affleck) é um dos que acreditam nesta segunda hipótese. Sob o manto de um Batman violento e obcecado, ele investiga o laboratório de Lex Luthor (Jesse Eisenberg), que descobriu uma pedra verde que consegue eliminar e enfraquecer os filhos de Krypton.
Durante uma sessão de perguntas e respostas no evento Full Circle de Zack Snyder, o cineasta revelou por que acha que o filme foi tão polarizador. Para ele, o fato de ser uma narrativa extremamente complexa contribuiu para que muitos odiassem a trama composta pelos principais heróis da editora, com adição, inclusive, da Mulher-Maravilha de Gal Gadot.
Confira o que o realizador disse:
Pergunta: "Bem, neste filme, em particular, você criou tantas camadas para a narrativa dos personagens, e acho que você deve querer fazer um esforço para ir um pouco mais fundo..."
Snyder: "Sim, mas acho que provavelmente foi isso que fez o filme ser tão polarizador. Acho, e talvez eu esteja errado, mas sinto que muitas pessoas foram ao cinema por dizer, 'Oh, é a brincadeira do super-herói, certo? Vamos nos divertir com isso.' E nós demos a eles esse tipo de filme de super-herói mitológico moderno, altamente desconstrutivista e experimental que precisa... no qual você realmente precisa prestar atenção. Isso não foi legal [para eles] . Isso não é algo que ninguém queria fazer. Eles diziam, 'O quê? Não! Isso é cansativo. Que tal, por que eles lutam à noite?' Eu odeio isso."
Após mistério nas redes, Zack Snyder revela ato comovente que levará Liga da Justiça de volta aos cinemas estadunidensesApós o lançamento, o longa se tornou a primeira decepção da Warner Bros. com os planos de Snyder, já que acumulou diversas críticas negativas e ainda não alcançou a marca de US$ 1 bilhão na bilheteria global. A má recepção fez com que os próximos filmes do estúdio fossem alterados.
Dessa forma, o controverso Liga da Justiça passou por uma série de mudanças, bem como a saída do diretor por uma tragédia familiar. Seguindo o modelo Marvel, os executivos apontaram a "falta de diversão" na história. Com edições confusas e uma narrativa picotada, o projeto viria a se tornar outro fracasso da DC nos cinemas.