A esta altura, todos sabem que Tom Cruise é conhecido em Hollywood por fazer as próprias acrobacias, sem precisar de dublês - e se a sua vida estiver em perigo, tudo se torna ainda mais impressionante.
E foi exatamente o que aconteceu em O Último Samurai. O filme épico assinado por Edward Zwick colocou o ator no papel de Nathan Algren, um veterano de guerra norte-americano que passa a treinar o recém-criado Exército Imperial Japonês, com a finalidade de ajudar o governo local a fugir do passado medieval.
O que muitos não sabem é que, durante as gravações do longa, a insistência de Cruise em não usar um sósia poderia ter resultado em um acidente mortal. Ele e sua co-estrela, Hiroyuki Sanada, estavam no comando de uma cena em que ambos montavam cavalos mecânicos, cavalgando um em direção ao outro. O momento deveria colocar os atores frente a frente, com o cavalo de Sarada parando uma fração de segundo antes do personagem balançar uma espada rente ao pescoço de Cruise. Entretanto, uma falha no mecanismo fez com que um dos cavalos continuasse em movimento, levando o protagonista de Missão Impossível a quase ser decapitado.
Durante uma conversa antiga com o Daily Mail, Tom abordou tal experiência de quase morte em detalhes, afirmando que sempre confiou nas habilidades do companheiro de tela.
“Ele [Hiroyuki] estava vindo em minha direção e de repente seu cavalo me atingiu e sua espada estava bem aqui [apontando para o próprio pescoço]. Felizmente Hiro é treinado em artes marciais. Eu confio nele”, colocou o ator.
Já Sarada, em outra entrevista, relembra o momento de forma mais dramática:
"O pescoço de Tom estava na minha frente e tentei parar de brandir minha espada, mas era difícil controlar com uma mão. A equipe de filmagem que assistia à cena gritou porque todo mundo achou que a cabeça de Tom iria voar."
Felizmente, no fim tudo deu certo e não há do que se arrepender. Cruise fez de O Último Samurai uma de suas obras mais clássicas, em um fenômeno de mais de 450 milhões de dólares arrecadados em bilheteria - e que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator.