Estamos no início de As Duas Torres, segundo filme da trilogia de O Senhor dos Anéis, dirigida por Peter Jackson e baseada nos livros de J.R.R. Tolkien. Depois de escapar por pouco de uma horda de orcs Uruk-hai, que os tomou como reféns, os dois Hobbits Merry (Dominic Monaghan) e Pippin (Billy Boyd) tentam se esconder nas entranhas da antiga floresta de Fangorn.
Lá eles encontram Barbárvore, um antigo Ent (ou seja, uma espécie de árvore capaz de falar e se mover). O simático amigo de Gandalf (Ian McKellen), que lhes dá abrigo em seus galhos, terá um papel crucial na Guerra do Anel.
Dotado de uma voz profunda e cavernosa, pontuada por profundas inspirações que evocam perfeitamente a sua grande idade, Barbárvore foi dublado por um dos principais atores da saga: John Rhys-Davies, que é mais conhecido pelo papel do anão Gimli, um dos membros da Sociedade do Anel formada no longa anterior.
De fato, o ator britânico – que em breve poderá ser visto em Indiana Jones e a Relíquia do Destino, no papel de Sallah – revelou no comentário em áudio de As Duas Torres que foi o próprio Jackson quem o chamou para dar vida ao personagem. “Quando Peter me pediu para fazer a voz de Barbárvore, respondi: ‘Sim, claro’”, contou John, acrescentando que o desafio era grande.
“Não percebi o risco que estávamos correndo. É fácil imaginar uma árvore que fala e anda, mas vê-la ia ser hilário. Todo mundo ia rir, o que destruiria a credibilidade do filme. Como um Ent fala? Ele não tem pulmões. Então tentei colocar minhas inspirações em lugares não naturais na frase para que o personagem parecesse falar não exalando, mas inalando”, explicou o ator.
Ainda no comentário de áudio, John esclareceu que a equipe de efeitos visuais foi amplamente inspirada por sua atuação para criar a aparência de Barbávore:
A forma como emprestei minha voz ao Ent os ajudou a encontrar as atitudes do personagem. Suas alegrias, suas raivas, etc. Todos se beneficiaram do trabalho um do outro. Quando eu dublei Barbávore, o que eu disse foi gravado e depois reutilizado para projetar os movimentos do personagem.
Infelizmente, a escolha de confiar Gimli e Barbárvore a um único ator não foi mantida na dublagem brasileira. O primeiro ficou a cargo de Antônio Moreno, enquanto o segundo foi desempenhado por Guilherme Lopes.