Uma das maiores artistas da história brasileira e ícone único da música, Rita Lee morreu aos 75 anos na noite desta segunda-feira (8), em sua casa, na capital paulista. Em 2021, ela havia sido diagnosticada com câncer de pulmão. Pelo Instagram, a família comunicou oficialmente o falecimento e anunciou que o corpo da cantora será cremado, como era de sua vontade.
Com mais de 55 milhões de discos vendidos, Rita Lee leva - para sempre - o título de Rainha do Rock e fez história junto à banda Mutantes. Além de cantora, compositora e multiinstrumentista, Rita também foi atriz e ao longo de sua vida fez participações – como personagens fictícios ou representando a ela mesma – em diversos filmes e séries de televisão.
Filmes, séries e novelas com Rita Lee
Seu primeiro longa-metragem foi Cida, a Gata Roqueira, lançado em 1986 com Claudia Raia e Evandro Mesquita. Nos anos seguintes, fez Fogo e Paixão e Dias Melhores, ao lado de outros grandes atores brasileiros, como Marilia Pera, Zezé Motta, José WIlker, entre outros.
Nos anos 90, Rita também foi convidada para participações em lançamentos de sucesso na televisão, como Sai de Baixo e a novela Vamp. Sua última participação foi em 2017, na Manual Para se Defender de Aliens, Ninjas e Zumbis, com André Abujamra.
Vale destacar ainda que a artista foi uma grande compositora de trilhas sonoras e assina canções inesquecíveis de outros filmes, séries e novelas. Na dramaturgia, foi Rita quem criou as músicas-temas, por exemplo, de A Próxima Vítima, Sassaricando e Ti Ti Ti.
Casada com o compositor Roberto de Carvalho desde 1976, Rita Lee é mão de três filhos e, como descreve em sua autobiografia, “nunca foi um bom exemplo, mas era gente boa”.