Antes de ser aclamada por Histórias Cruzadas, La La Land, Birdman e A Favorita, Emma Stone começou sua carreira no cinema com personagens menores em comédias como Superbad, Minhas Adoráveis Ex-Namoradas, Amizade Colorida e Amor a Toda Prova. Mas foi nessa época, aos 22 anos, que conseguiu sua primeira protagonista no gênero, em A Mentira (2010). Um papel que, embora não seja muito lembrado, fez com que a atriz descobrisse ter uma doença crônica que até então desconhecia.
Na trama, Emma encarna Olive, uma estudante de 17 anos que vê sua vida virar um inferno após mentir para a melhor amiga sobre como perdeu a virgindade. Isso porque outra menina escutou a conversa delas e espalhou para toda a escola. Agora, Olive precisa navegar nessa nova realidade em que é julgada por seus colegas ao mesmo tempo que, pela primeira vez, recebe a atenção das pessoas.
A situação piora quando ela aceita a proposta feita por Brandon (Dan Byrd), seu amigo gay, de que finjam ter relações sexuais durante uma festa onde todos os alunos estejam presentes. Assim, Brandon passa a ser visto como heterossexual, deixando de ser perseguido; já Olive assume a figura de "piranha" do colégio. Só que ela não podia imaginar até onde sua fama iria levá-la.
Foi justamente enquanto rodava o sexo simulado com Byrd que Emma passou mal. "Eu tive um pequeno ataque de asma, sem nenhum conhecimento prévio de que eu tinha asma, durante a cena em que tivemos que pular para cima e para baixo por horas e horas, gritando e berrando na cama", revelou a atriz à MTV durante a divulgação do longa. Confira o momento a seguir:
"Ah, pelo amor, não consigo nem simular sexo sem morrer!", brincou Emma. "Foi humilhante porque ainda era o segundo dia de filmagem. Eu pensei: 'Então vai ser assim até o último dia? Eu respirando em um tanque de oxigênio?'"
Em 2010, durante uma entrevista à Entertainment Weekly, o diretor de A Mentira, Will Gluck, contou uma versão um pouco diferente do incidente: "Foi nesta cena que Emma teve seu falso ataque de asma. Ela estava pulando tanto na cama que começou a ficar fisicamente afetada."
"Tivemos que parar de filmar", continuou o cineasta. "Ela disse que estava com asma. Um médico veio, cuidou dela, e no final ela disse: 'Na verdade, não tenho asma. Estou apenas fora de forma.'"
Gluck ainda revelou que a cama quebrou duas vezes durante as gravações. Não espanta que Emma tenha perdido completamente o ar!