Os filmes da Marvel costumam ser repletos de easter eggs e outras referências a quadrinhos e produções de seu universo compartilhado. Quando Homem de Ferro 2 foi lançado em 2010, essa mega franquia cinematográfica ainda estava em sua infância, portanto era mais difícil fazer brincadeiras e conexões. Mesmo assim, o longa tem sua quota de detalhes escondidos – um deles bem no começo.
Se você pausar em 4 minutos e 26 segundos, verá que, entre os créditos iniciais, aparece uma matéria sobre o super-herói assinada por um tal Rob Down. Ora, não é preciso ir mais longe para entender que se trata do próprio Robert Downey Jr., intérprete de Tony Stark. É uma forma de homenagear o ator que deu início ao fenômeno que se desenvolve até hoje. Mas é tão pequeno que você provavelmente precisará prestar muita atenção para notá-lo:
Além disso, você provavelmente precisa de um pouco de contexto para saber do que se trata. Há ainda mais conexões, já que o artigo escrito por Rob Down fala sobre o papel do Homem de Ferro na estabilização das relações Leste-Oeste, uma menção direta ao primeiro filme, lançado em 2008. Esse evento, que pôs fim à organização criminosa Os Dez Anéis, foi apenas o começo da grande carreira de Downey Jr. na Marvel.
Após Homem de Ferro 2, o astro apareceu mais sete vezes na franquia. Claro, depois de Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato, ele se despediu de seu personagem em grande estilo. Uma grande carreira de herói que, sem dúvida, entrará para a história do gênero.
Os easter eggs são a marca da casa da Marvel, e já em seus primeiros filmes dentro da Disney o estúdio deu conta disso. À medida que o Universo Cinematográfico se expandiu, o nível de autorreferência aumentou ao ponto de alguns personagens serem secretamente apresentados muitos anos antes de serem oficializados. Por exemplo, Adam Warlock e sua chegada em Guardiões da Galáxia Vol. 3. Ele agora é interpretado por Will Poulter, mas seu casulo foi visto na sala do Colecionador em Guardiões da Galáxia por anos.