Que a força esteja ao lado dos roteiristas! O Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos (WGA) entrou em greve, oficialmente, na última terça-feira (2). Com aprovação de quase 98% dos membros, o movimento que exige, entre suas demandas, melhores condições de trabalho e salários justos foi autorizado e deu o pontapé para manifestações nas portas dos estúdios e na mídia. Muitos artistas renomados estão, inclusive, incentivando a decisão de interromper a entrega de todos os roteiros para as produtoras.
Entre os grandes nomes da TV e do cinema que estão em defesa dos direitos dos trabalhadores do audiovisual está Mark Hamill, o Luke de Star Wars. O astro da grande franquia de ficção científica reforçou sua posição através do Twitter dizendo: “Se não está no papel, não vai para a tela” - um dos lemas dos grevistas.
Greve é tópico na escadaria do MET Gala
Além do intérprete de Skywalker, outros atores estão se colocando a favor da Greve dos Roteiristas. No tradicional MET Gala, que ocorreu no dia anterior ao deferimento da paralisação, os convidados do evento foram questionados sobre o tema. A atriz Amanda Seyfried foi direto ao ponto em relação ao assunto: “Não entendo qual é o problema. Tudo mudou com o streaming e todos deveriam ser recompensados pelo seu trabalho. É fácil pra caralh*”.
Além da protagonista de The Dropout e Mamma Mia, Brian Tyree Henry, Olivia Wilde e Jimmy Fallon também ratificaram seu apoio nas escadarias do baile. O último, inclusive, confirmou que a exibição de seu programa, The Tonight Show com Jimmy Fallon, será interrompida temporariamente.
Estrelas de cinema dão apoio à Greve dos Roteiristas
Após o início da greve, os membros do WGA vêm convidando os artistas que dão vida aos seus roteiros para as manifestações. A partir de então, vários deles estão atendendo ao chamado para participar dos picketings: protestos nos portões das empresas para bloquear a entrada de funcionários. Confira alguns nomes conhecidos que estão marcando presença nas linhas de frente do movimento:
Tom Ellis
Tom Ellis, protagonista da série Lucifer, se juntou aos manifestantes do sindicato dos roteiristas com um cartaz escrito "Sou apenas um ator, literalmente não sei o que dizer!"
Quinta Brunson e Sammi Hanratty
A protagonista e criadora de Abbott Elementary, Quinta Brunson, e Sammi Hanratty, de Yellowjackets estiveram presentes nos protestos em Los Angeles.
Rob Lowe
O ator Rob Lowe, que atualmente estrela a série Instável, protestou na porta dos estúdios da Paramount ao lado do filho John Owen Lowe.
Cynthia Nixon e Sara Ramirez
A Miranda de Sex & The City, Cynthia Nixon, e Sara Ramirez, do spin-off And Just Like That e Grey's Anatomy, protestaram ao lado dos membros do WGA em frente à Peacock, em Nova York.