Convidado ao programa The Late Show with Stephen Colbert para promover seu novo filme, Renfield - Dando Sangue pelo Chefe, Nicolas Cage teve que responder a uma série de perguntas curiosas, em uma espécie de jogo rápido. Uma delas, porém, deixou não só a plateia, como o mundo inteiro sem reação.
O apresentador quis saber qual a primeira memória da vida que o ator de 59 anos tem. Em seu estilo inimitável, Cage hesitou inicialmente, até que tomou coragem e declarou que sua lembrança mais antiga se formou antes mesmo de ele nascer, na barriga de sua mãe.
“Olha, eu sei que isso soa muito exagerado, e não sei se é real ou não”, começou ele. “Mas às vezes acho que posso voltar ao útero e sentir como se estivesse vendo rostos no escuro. Sei que isso soa poderosamente abstrato, mas parece que aconteceu.”
Colbert então aproveitou a deixa para provocá-lo: “Esses rostos no escuro significam que havia outras pessoas lá dentro com você? Ou foi apenas sua mente pré-natal criando coisas?”
Ao que Cage retrucou: “Agora que estou fora do útero, imagino que talvez fossem vibrações vocais ressoando em mim naquele estágio. Isso remonta a um passado distante, então não tenho certeza. De qualquer forma, é o que me vem à mente.”
O que a neurociência tem a dizer sobre isso? Pois bem, em um artigo publicado na revista francesa Science & Vie, em junho 2021, um especialista explicou que o ser humano não é capaz de se recordar do próprio nascimento – e menos ainda do que o precede, na medida em que “as estruturas cerebrais que são usadas para fabricar memórias ainda não estão maduras”.
Quanto a Renfield, segue em cartaz nos cinemas do Brasil. Na trama, que é uma releitura do romance gótico “Drácula” (1897), de Bram Stoker, o foco é deslocado para Renfield (Nicholas Hoult), o leal capanga do temido Conde Drácula (Cage). Ele se dedica totalmente a servir ao mestre e obedece todas as suas ordens, incluindo encontrar as presas perfeitas para que o vampiro possa continuar existindo por toda a eternidade.
No entanto, após tantos séculos de servidão, Renfield finalmente tem um momento de lucidez e planeja deixar seu posto para começar uma nova vida longe do chefe. Uma vontade que aumenta ainda mais quando ele acaba se apaixonando.