Minha conta
    Diretor de Forrest Gump perdeu uma das cenas mais difíceis do filme porque estava no banheiro: “Havia apenas uma chance”
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Dirigido por Robert Zemeckis e estrelado por Tom Hanks, o longa foi um sucesso absoluto e ganhou vários Oscars.

    Considerado um dos melhores filmes de todos os tempos, Forrest Gump tem tantos momentos míticos que é difícil citar apenas um. Sempre nos lembraremos da frase "a vida é como uma caixa de chocolates, você nunca sabe o que vai encontrar", mas é impossível esquecer o pequeno Forrest fugindo dos valentões, sua maratona de costa a costa pelos Estados Unidos, passando, é claro, por seu tempo como soldado na Guerra do Vietnã, seus sucessos jogando pingue-pongue profissional ou seu negócio de pesca de camarão.

    Dirigido por Robert Zemeckis e estrelado por Tom Hanks, Forrest Gump foi um sucesso absoluto e ganhou vários Oscars, incluindo o de Melhor Filme. No entanto, tirar o projeto do papel não foi exatamente fácil – e tanto Zemeckis quanto Hanks tiveram que investir dinheiro do próprio bolso. A relutância do estúdio diante de um orçamento que não parava de aumentar era um problema, especialmente porque o cineasta sabia que a qualidade da versão final dependeria da forma como filmaria certas cenas.

    Apesar do ceticismo do estúdio, o envolvimento da equipe foi total, sem hesitar em aproveitar todas as oportunidades para tornar a obra a mais realista possível. Até a explosão na Guerra do Vietnã – da qual Forrest salva seu amado tenente Dan (Gary Sinise) – foi de verdade. E os bastidores desse momento são bastante interessantes.

    No episódio dedicado a Forrest Gump da docusérie The Movies That Made Us, disponível na Netflix, a equipe conta que recebeu a permissão necessária para explorar uma floresta na Carolina do Sul, onde as gravações estavam acontecendo. Caso contrário, como explica o supervisor de efeitos visuais Ken Ralston, “teria sido um campo de golfe”.

    Tom Hanks carrega Gary Sinise na cena de explosão de Forrest Gump. Paramount Pictures
    Tom Hanks carrega Gary Sinise na cena de explosão de Forrest Gump.

    Porém, como a ideia era provocar uma detonação real, a cena tinha que sair de primeira, com a pressão que isso significava para todos. “Não havia lugar nem dinheiro para erros”, diz o narrador do episódio. Ao que Sinise acrescenta: “Havia apenas uma chance. Nós ensaiamos milhões de vezes.”

    “Eu estava muito concentrado em minha pequena tarefa”, continua o diretor de fotografia Don Burgess. “Eu tinha muitas câmeras, tinha que ter certeza das posições de todas elas.”

    E o encarregado de apertar o botão para fazer tudo ir pelos ares, segundo suas próprias lembranças, foi o ator que encarnou Forrest quando criança: Michael Conner Humphreys. Uma vez finalizada a cena, eles perceberam que faltava alguém importante.

    “A selva explodiu. [Então perguntamos ao diretor:] ‘Você gostou, Bob?’”, conta Humphreys. Mas Zemeckis não estava no set: “De repente, ele apareceu na esquina. Estava no banheiro e saiu com o nariz escorrendo.”

    Felizmente, deu tudo certo. “Foi a tomada que usamos e ficou fenomenal, embora não houvesse nenhum diretor assistindo”, completa Sinise.

    Uma das curiosidades que fazem de Forrest Gump um filme ainda mais especial.

    Forrest Gump - O Contador de Histórias
    Forrest Gump - O Contador de Histórias
    Data de lançamento 7 de dezembro de 1994 | 2h 20min
    Criador(es): Robert Zemeckis
    Com Tom Hanks, Gary Sinise, Robin Wright
    Usuários
    4,7
    alugar ou comprar
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top