Steven Spielberg esteve em uma palestra promovida pela revista Time e, durante os debates, revelou ter se arrependido de mudar alguns detalhes das cenas de E.T. - O Extraterrestre. Segundo ele, a edição foi feita para que a sequência em questão ficasse mais condizente com as crenças e preocupações da sociedade atual.
Na versão original do filme de 1982, há uma cena em que policiais perseguem crianças com armas de fogo. No relançamento, realizado em comemoração aos 20 anos do filme, o cineasta substituiu o artefato letal por walkie-talkies. “Isso foi um erro. Eu nunca deveria ter feito isso".
E.T. é um produto de sua época. Nenhum filme deve ser revisado com base nas lentes do que somos agora, seja voluntariamente ou sendo forçado a olhar através delas. Os anos se passaram e mudei meus próprios pontos de vista.
Ainda de acordo com Spielberg, as versões anteriores devem ser mantidas como uma lembrança de como o mundo mudou. “Eu nunca deveria ter mexido nos arquivos do meu próprio trabalho e não recomendo a ninguém fazer isso. Todos os nossos filmes são uma espécie de sinalização de onde estávamos quando os fizemos, como era o mundo e o que o mundo estava recebendo quando divulgamos essas histórias. Então, eu realmente me arrependo de ter divulgado isso.”
“Ninguém deveria tentar tirar o chocolate de Willy Wonka! Para mim, é sacrossanto. É a nossa história, é o nosso património cultural. Eu não acredito em censura dessa forma", concluiu o diretor.