Durante uma conferência na 92nd Street Y, realizada em 19 de abril de 2023 e relatada pela Variety, Al Pacino revelou muitas curiosidades sobre sua carreira, incluindo uma sobre a famosa saga de George Lucas. Você sabia que ele se recusou a interpretar o capitão da Millennium Falcon? Foi depois de ler o roteiro e “não o ter entendido” que deu lugar ao homem que conhecemos hoje, Harrison Ford.
O ator vencedor do Oscar disse: "Recusei o papel (...) Quando comecei a ter sucesso, era o novo garoto no quarteirão, você sabe o que acontece quando você se torna famoso. É sempre, ‘Dê (esse papel) para Al.’ Eles poderiam ter me dado o papel da Rainha Elizabeth. Eles me deram um roteiro chamado “Star Wars” (…) Eles me ofereceram tanto dinheiro. Não entendi. Eu li, (...) e disse que não conseguiria."
Observe que, na época, Al Pacino havia acabado de interpretar Michael Corleone em O Poderoso Chefão (1972) e O Poderoso Chefão 2 (1974). O filme sobre a máfia italiana foi um sucesso estrondoso e teve a maior bilheteria do ano, arrecadando mais de US $81 milhões nas bilheterias quando foi lançado nos Estados Unidos. Essa recusa também não o prejudicou , pois em 1983 ele interpretou Tony Montana no famoso filme Scarface.
Uma carreira em destaque
Na mesma conferência, Al Pacino brincou dizendo que "deu uma carreira a Harrison". É verdade que o papel de Han Solo acelerou a carreira de Ford. Antes de estrelar Star Wars, o ator teve apenas papéis menores, como em The Conversation e American Graffiti. Podemos, portanto, agradecer a Al Pacino sem o qual o capitão da Millennium Falcon e Indiana Jones teriam sido muito diferentes.
Indiana Jones 5: Harrison Ford é convocado para sua última aventura em trailer repleto de açãoAl Pacino também voltou a contar algumas anedotas da carreira. Em particular a respeito de seu papel lendário em Scarface, no qual queimou a mão durante as filmagens. Ele explica: “Um dia, estamos gravando (...), dou trinta tiros, sou atingido, a arma cai e é para me ferir (no filme). Vou pegar a arma e coloco a mão no cano. Minha mão ficou presa e tive que ir para o hospital. Fiquei ausente por duas semanas”.