Minha conta
    “Fui chamado para ser rebaixado?”: Robert Downey Jr. discutiu com diretor do filme que lhe rendeu indicação ao Oscar
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Antes de virar o Homem de Ferro do Universo Cinematográfico Marvel, o ator deu vida a um ícone do cinema mudo.

    TriStar Pictures

    Se hoje Robert Downey Jr. é imediatamente associado ao Homem de Ferro e ao Universo Cinematográfico Marvel, no início dos anos 90 ele teve a oportunidade de encarnar outra figura icônica: Charles Chaplin. A cinebiografia lançada em 1992 e comandada por Richard Attenborough recebeu 3 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Ator. Downey Jr. perdeu para Al Pacino (Perfume de Mulher), mas sua performance continua sendo lembrada pelos amantes da sétima arte.

    Por incrível que pareça, o intérprete de Tony Stark não era a primeira opção do diretor. Em entrevista ao programa de David Letterman na Netflix, O Próximo Convidado Dispensa Apresentações, o astro revelou que Attenborough havia originalmente escolhido Tom Cruise para o papel da lenda do cinema mudo. Mais do que isso, Attenborough disse a Downey Jr. que o protagonista de Top Gun teria feito um trabalho melhor do que ele.

    “A primeira vez que encontrei Dicky, ele mostrou uma foto de Tom Cruise para mim e disse: ‘Não é notável a semelhança? Não seria incrível se Tom Cruise [o interpretasse]?’”, contou Downey Jr., que ficou bastante incomodado na ocasião.

    Robert Downey Jr. em cena de Chaplin. TriStar Pictures
    Robert Downey Jr. em cena de Chaplin.

    “Fui chamado para ser rebaixado? Eu não sei o que estava acontecendo”, continuou. “Ele segurou uma foto de Tom Cruise e disse: ‘É por isso que ele deveria interpretar Chaplin.’ Eu fiquei tipo, ‘Provavelmente, mas ele recusou, e agora?’”

    “O quão intimidador é isso?”, perguntou Letterman. “Porque os atores, assim como qualquer artista, são naturalmente inseguros, e você ainda tem Richard Attenborough dizendo: ‘É uma pena que não conseguimos Tommy.’”

    Robert Downey Jr. teve reação inusitada ao conhecer Chris Hemsworth em set da Marvel: “F*da-se esse cara”

    Chaplin não foi uma unanimidade de público nem de crítica. No Rotten Tomatoes, por exemplo, tem apenas 59% de aprovação da imprensa especializada. Quanto ao desempenho nas bilheterias, também ficou bem abaixo do esperado, arrecadando somente US$ 12 milhões para um orçamento de US$ 31 milhões.

    O elenco ainda inclui Marisa Tomei, Anthony Hopkins, Dan Aykroyd, Kevin Kline e Penelope Ann Miller. A filha de Chaplin na vida real, Geraldine, dá vida à avó paterna, Hannah.

    Chaplin
    Chaplin
    Data de lançamento 30 de julho de 1993 | 2h 23min
    Criador(es): Richard Attenborough
    Com Robert Downey Jr., Geraldine Chaplin, Dan Aykroyd
    Usuários
    4,4
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top