Minha conta
    Christopher Nolan odeia tanto CGI que fez uma plantação gigante de milho para este filme (e ganhou dinheiro vendendo)
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    O diretor de A Origem e Dunkirk é conhecido por priorizar o real sobre os efeitos visuais, mesmo que pareça uma loucura.

    Reprodução

    Não é nenhum segredo que Christopher Nolan e CGI não se dão bem. O diretor de A Origem e Dunkirk sempre priorizou os efeitos especiais sobre os efeitos visuais quando teve a chance. Mesmo que a cena em questão pareça muito insana para ser realizada. Por exemplo, a sequência em que um avião cai em Tenet é real.

    Outra das loucuras que Nolan fez ao longo de sua carreira foi com Interestelar. O drama espacial estrelado por Matthew McConaughey, Anne Hathaway e Jessica Chastain chegou aos cinemas em 2014 e foi um sucesso de crítica e bilheteria – mais de US$ 773 milhões mundo afora.

    Para os que não se lembram, o milho é uma parte importante da história. Em 2067, ano em que a fome atinge todo o planeta, é um dos poucos alimentos que ainda podem ser cultivados. No roteiro, Nolan descreveu o seguinte cenário: um milharal e montanhas ao longe. Mas não queria nada de tela verde.

    O cineasta já apresentava certa experiência com a safra, tendo visto como Zack Snyder plantou milho para representar a fazenda da família Kent em O Homem de Aço – filme de 2013 do qual Nolan é produtor. Snyder usou 80 hectares. A equipe de Nolan, por sua vez, ocupou 200 hectares nos arredores de Calgary, no Canadá.

    O campo aparece em mais de um momento de Interestelar: em um deles (veja a seguir), o protagonista acelera sua caminhonete em meio à imensidão verde enquanto persegue um avião; em outro, o local pega fogo. Acontece que a área não ficou totalmente destruída após a filmagem, e isso transformou Nolan em uma espécie de fazendeiro, dado que as sobras foram posteriormente vendidas.

    "Passei muito tempo com meu designer de set nos primeiros dias conversando sobre o milho e como ele seria", contou Nolan ao The Hollywood Reporter. "Felizmente, Zack [Snyder] havia plantado uma enorme quantidade, então perguntei ao designer: 'Quanto você pode cultivar?'"

    "Como Zack havia feito cerca de 80 hectares, nós fomos investigar", continuou Nolan. "Descobrimos que queríamos construir nossa casa de campo bem perto das montanhas, fora de Calgary. No final, conseguimos uma boa colheita e ganhamos dinheiro com isso."

    O novo filme de Nolan é Oppenheimer, estrelado por Cillian Murphy como o pai da bomba atômica. Também neste último projeto ele insistiu em ser o mais realista possível, reproduzindo uma explosão nuclear. "Acho que recriar Trinity [codinome para a primeira detonação de uma arma nuclear no Novo México] sem o uso de CGI foi um grande desafio", disse à Total Film.

    Oppenheimer estreia no dia 21 de julho. Dê uma olhada no trailer abaixo:

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top