Baseado no livro homônimo de Jo Nesbø e dirigido por Tomas Alfredson, Boneco de Neve parecia ser um thriller psicológico poderoso. Quando Michael Fassbender foi anunciado como protagonista, o projeto marcou pontos, mas, ao chegar aos cinemas em 2017, acabou se provando um grande equívoco.
A crítica massacrou o filme – tem apenas 6% de aprovação no Rotten Tomatoes –, e a bilheteria também deixou muitíssimo a desejar. Foram arrecadados US$ 43 milhões mundo afora, contra um orçamento de US$ 35 milhões. Por trás desse fracasso, há toda uma série de complicações na produção.
Boneco de Neve segue Harry Hole (Fassbender), um brilhante inspetor da polícia que, paralelamente, leva uma vida de vícios e excessos. A namorada acabou de terminar com ele, então ele passa mais tempo em bares do que no escritório. Até que se depara com um novo caso: ao investigar o desaparecimento de uma série de mulheres, ele e sua nova parceira Katrine Braft (Rebecca Ferguson) encontram semelhanças inquietantes.
O fiasco do longa é surpreendente porque Nesbø é um dos maiores autores policiais da Noruega. Já escreveu uma dezena de romances centrados nas aventuras do detetive Harry Hole, além de muitos outros personagens interessantes. Já vendeu mais de 50 milhões de cópias ao redor do globo.
O diretor de Boneco de Neve tinha uma boa reputação quando aceitou o novo desafio. Porém, não foi nada fácil. Alfredson atribuiu os problemas narrativos do filme à falta de tempo na pré-produção e a um cronograma de gravações apressado, que fez com que 10-15% do roteiro nunca saísse do papel.
"Nosso tempo de filmagem na Noruega foi muito curto", contou o cineasta ao portal noruguês NRK, na época do lançamento. "Não tínhamos a história completa conosco e, quando começamos a editar, descobrimos que faltava muita coisa. É tipo quando você está montando um grande quebra-cabeça e faltam algumas peças. Você não vê o quadro todo."
Além disso, o projeto ganhou luz verde do dia para noite. "Aconteceu muito abruptamente. De repente, eles nos disseram que tínhamos o dinheiro e que poderíamos começar a filmar em Londres", lembrou Alfredson.
Outro contratempo que a equipe teve que enfrentar foi o estado de saúde de Val Kilmer. O ator sofria de problemas na língua devido a um câncer na garganta, o que o impedia de falar com clareza. A solução encontrada foi rodar as cenas de Kilmer sem que ele fosse visto explicitamente, para que suas falas pudessem ser dubladas na pós-produção.
O elenco de Boneco de Neve inclui outros nomes de peso, como Charlotte Gainsbourg, Chloë Sevigny e J.K. Simmons.