Embora a realidade seja que sua estreia nos bastidores foi Piranha II - Assassinas Voadoras, James Cameron sempre considerará O Exterminador do Futuro sua verdadeira estreia. E a verdade é que o filme inesquecível estrelado por Arnold Schwarzenegger foi o que o colocou no mapa como um dos cineastas mais promissores de seu tempo. Naquela época, ele ainda não havia lançado Aliens, O Resgate, enquanto o ator austríaco viu sua carreira ser consagrada pela mão do que seria seu personagem mais icônico ao longo de sua vida.
O diretor e o ator decidiram trabalhar juntos novamente em 1994, e ambos tinham sido estabelecidos como estrelas de Hollywood em seus respectivos campos e geraram expectativas nos fãs de filmes de ação. Eles fizeram isso com True Lies, um divertido filme de ação e espionagem que não só chamou a atenção de Cameron e Schwarzenegger, mas pelo fato de se tornar o primeiro filme que custou 100 milhões de dólares, algo incomum há 30 anos.
No filme, o ator interpreta um agente da CIA que esconde o verdadeiro trabalho de sua esposa há 15 anos. Helen, no entanto, se sente cada vez mais entediada, então ela acaba olhando para um suposto espião para adicionar emoção ao seu dia a dia. Jamie Lee Curtis e Tom Arnold acompanharam Schwarzenegger como o trio principal.
Aceito de braços abertos pelo público e pelos críticos, True Lies foi um sucesso de bilheteria, arrecadando quase 380 milhões de dólares (o que foi muito na época) e até mesmo ocupando o topo nas bilheterias da própria Forrest Gump em seu primeiro fim de semana.
Tal foi o sucesso de True Lies que Schwarzenegger e Cameron concordaram em realizar uma sequência. No entanto, James Cameron foi completamente investido no Titanic em 1997, então o assunto teria que esperar, mas o retorno de Curtis e Arnold também foi garantido.
Finalmente, em 1999, um roteirista foi finalmente contratado: Jeff Eastin, que iria trabalhar visando filmar o filme em 2001. Uma vez que o roteiro foi concluído, os planos foram arruinados pelos ataques de 11 de setembro que ocorreram nos Estados Unidos em setembro de 2001.
"Vamos filmar no ano que vem", disse Schwarzenegger na época. "Temos um bom roteiro, mas temos que fazer algumas mudanças porque inclui algum ato terrorista. Mas está praticamente pronto. No entanto, em 2002, o próprio Cameron ainda não estava vendo claramente: "O terrorismo não é mais algo que pode ser tomado de ânimo leve. Eu simplesmente não consigo ver isso se tornando realidade no clima mundial atual."
E é assim, depois de cinco anos de trabalho e um roteiro já concluído: True Lies 2 ficou em uma gaveta. "Os terroristas não são mais engraçados. Eles nunca foram, mas estava longe o suficiente da nossa psique para que pudéssemos torná-lo engraçado", refletiu Curtis. "Nunca mais vai ser engraçado. Acho que acabou, esse tipo de humor acabou." E ele estava certo. Pouco tempo depois, Schwarzenegger se tornou governador da Califórnia, encerrando completamente qualquer possibilidade.