A história sobre como Tom Cruise teria passado perto de ser o icônico Homem de Ferro da Marvel já é praticamente uma lenda da cultura pop, mas você sabia que o astro de Missão: Impossível já esteve ao lado de Robert Downey Jr. na corrida por outro papel icônico? Hoje, pode até ser difícil de imaginar, mas Tom Cruise não era a escolha número 1 para estrelar Top Gun - e o ator que ficou com o papel Tony Stark anos depois era um forte concorrente.
Lançado em 1986, Top Gun - Ases Indomáveis se tornou um dos filmes de ação mais queridos da década de 1980 e a bilheteria astronômica de Top Gun: Maverick confirmou que, mais de 30 anos depois, a história ainda faz sucesso com o público. Não à toa, o papel de Pete ‘Maverick’ Mitchell é um dos mais lembrados da carreira de Tom Cruise – mas outros astros também estavam na disputa.
De acordo com o jornal Indian Express, Robert Downey Jr. era uma das principais preferências da Paramount, estúdio que produziu Top Gun, para o papel do piloto, mas também não era o único. Segundo o IMDb,o vencedor do Oscar Tom Hanks (Forrest Gump) e John Cusack (Alta Fidelidade) também foram considerados para o papel.
Vale destacar ainda que um terceiro papel importante também teve Tom Cruise e Robert Downey Jr. como principais candidatos. Em 1992, o intérprete de Homem de Ferro interpretou Charlie Chaplin no filme Chaplin, pelo qual recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator, mas o papel foi oferecido antes para Tom Cruise.
Em entrevista ao programa My Next Guest Needs No Introduction, Downey Jr. contou que o diretor do filme, Richard Attenborough, disse que Tom Cruise era mais parecido com Chaplin e que deveria interpretá-lo. “Provavelmente, mas ele não quis, e agora?”, relembrou o ator.