O Exorcista do Papa está em exibição nos cinemas brasileiros, primeiro filme de terror estrelado por Russell Crowe – ator vencedor do Oscar por Gladiador (2000). Curiosamente, o protagonista não gosta de filmes do gênero, então qual seria o motivo para ele assumir o papel principal em uma produção sobre possessão demoníaca e exorcismo?
Russell Crowe teve experiência paranormal nas filmagens de seu primeiro filme de terror, O Exorcista do Papa"Não, eu não sou realmente um cara de filme de terror", disse Russell Crowe em entrevista ao Entertainment Weekly. "Gosto de dormir profundamente à noite". O terror é inspirado em eventos reais, com o ator interpretando o padre Gabriele Amorth, o principal exorcista da diocese de Roma que investigou milhares de casos de possessão desde os anos 80.
Mesmo não gostando de produções do gênero, Crowe explicou o que o levou a fazer O Exorcista do Papa. "O que me atraiu nesta peça foi o próprio personagem", disse o protagonista sobre Amorth, que morreu em 2016 aos 91 anos. "Ele documentou o trabalho e, portanto, da perspectiva de um ator, isso é apenas um baú do tesouro, cara".
Russell Crowe ainda revelou como foi a experiência de fazer um filme de terror. "Quando você está fazendo um filme como este, as horas começam a pesar sobre você. E as circunstâncias em que você está. Estou fazendo cenas dia após dia com aquele garotinho feito para ser um demônio com esses olhos vermelhos brilhantes e penetrantes e que terá uma certa ressonância para você no final do seu dia de trabalho. E apenas coisas como filmar à noite sob torres de chuva e coisas assim. Tenho 58 anos (59 completados recentemente em 7 de abril), estou perto de superar esse tipo de comportamento", disse.
Qual é a história de O Exorcista do Papa?
O Exorcista do Papa é inspirado nos arquivos reais do Padre Gabriele Amorth, que realizou mais de 100 mil exorcismos em sua vida e faleceu em 2016 aos 91 anos, e detalhou suas experiências lutando contra Satanás e demônios que agarraram e possuíram as pessoas com seu mal. O filme, sendo o retrato do personagem da vida real, acompanha Amorth (Russell Crowe) enquanto ele investiga a terrível possessão de um menino e acaba descobrindo uma conspiração secular que o Vaticano tentou desesperadamente proteger e manter no esquecimento.