A segunda Tela Quente de abril apresenta uma história baseada em um caso real recente. O Dia do Atentado é um thriller dramático que acompanha os acontecimentos de antes, durante e depois da Maratona de Boston, de 2013. Inclusive, o atentado completa 10 anos no próximo dia 15.
Na trama, após o ocorrido, um grupo formado pelo Sargento da Polícia Tommy Saunders (Mark Wahlberg), o Agente Especial Richard Deslauries (Kevin Bacon), o Comissário da Polícia Ed Davis (Goodman), o Sargento Jeffrey Pugliese (J.K. Simmons) e a enfermeira Carol Saunders (Michelle Monaghan) se une aos bravos sobreviventes para identificar e capturar os responsáveis pelo ataque terrorista antes que eles possam fazer novas vítimas.
O ATAQUE À MARATONA DE BOSTON
O ataque terrorista ocorreu em 15 de abril de 2013, durante a maratona anual de Boston, nos Estados Unidos. Dois bombistas, Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev, colocaram duas bombas artesanais em mochilas perto da linha de chegada da maratona, matando três pessoas e ferindo mais de 260 outras. Os dois autores do crime eram irmãos.
O fato chocou os Estados Unidos e o mundo, e levou a um grande esforço de investigação por parte das autoridades federais e locais. O evento também gerou debates sobre a segurança em eventos públicos e sobre como prevenir futuros atentados terroristas.
MUDANÇA NO CORTE FINAL
O longa em sua língua de origem é intitulado “Patriot Day”, algo como Dia do Patriota em tradução livre. Naturalmente, o projeto se apoia na ideia de defesa contra o trágico atentado e utilizando diversos elementos da história real, coloca relatos de e entrevistas de pessoas reais no desfecho do filme. Na versão alemã do projeto, e talvez em outras distribuições internacionais, o suplemento foi removido por ser considerado patriótico demais para o público de fora dos Estados Unidos.
Participações especiais
Parte dos membros da Polícia Militar que é apresentada no filme é composta por pessoas da vida real. Em uma abordagem quase metalinguística, oficiais da Guarda Nacional de Massachusetts foram convidados para o projeto, incluindo alguns que responderam na semana seguinte ao ataque.
Sucesso da Netflix
Considerado um dos melhores filmes de 2016, figurando boas posições em grandes listas daquele ano, o longa recebeu uma tremenda aclamação ao chegar no catálogo da Netflix. Atualmente, o longa também está no catálogo do Telecine e disponível para compra ou aluguel digital.