Minha conta
    "Uma monstruosidade": Este filme foi censurado em todos os lugares por ter ido longe demais
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    Ao longo da história do cinema, muitos filmes causaram grande polêmica, mas este filme de 2010 é um dos mais perturbadores já produzidos.

    O thriller A Serbian Film — Terror Sem Limites fez muito barulho durante sua passagem por festivais e cinemas em 2010. Amplamente censurado internacionalmente, o filme dirigido pelo cineasta sérvio Srđan Spasojević levou o mundo do cinema a concordar que foi "uma monstruosidade" absoluta.

    Como relata o SensaCine, pelo menos 46 países ao redor do mundo exerceram uma censura extensa do filme em questão: Austrália, Brasil, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Noruega, Reino Unido e Estados Unidos optaram por cortar certas cenas e impor uma restrição de idade a elas.

    A Serbian Film - Terror sem Limites
    A Serbian Film - Terror sem Limites
    Data de lançamento 2012 | 1h 44min
    Criador(es): Srdjan Spasojevic
    Com Srdjan Todorovic, Sergej Trifunovic, Jelena Gavrilovic

    Na Espanha, A Serbian Film — Terror Sem Limites chegou a ser objeto de interesse da justiça desde que o Ministério Público de Barcelona quis processar o diretor do Festival de Sitges por exibir o filme em competição, acusando-o de facilitar a divulgação de pornografia infantil. O caso causou grande agitação antes que as acusações fossem retiradas.

    O conselho de censura britânico, por sua vez, exigiu 49 cortes (4 minutos de censura) dos distribuidores, cortes imperativos para que o filme fosse “simplesmente” proibido para menores de 18 anos.

    SOBRE O QUE É O FILME?

    A Serbian Film — Terror Sem Limites foi concebido por seu criador como uma resposta à burocracia da indústria cinematográfica sérvia e uma crítica ao politicamente correto e à falta de qualidade do cinema — por isso é chamado literalmente de “Um Filme Sérvio”.

    O longa conta a história de Milos, um ex-ator pornô, que tenta levar uma vida normal com a família, mas enfrenta sérios problemas financeiros. Diante de sua precária situação econômica, Milos aceita participar de um estranho projeto chamado “filme artístico” que lhe é oferecido por um ex-colega. No entanto, isso o leva a se envolver totalmente, sem saber, na produção de uma produção que inclui pedofilia e necrofilia real e degrada completamente todos os seus valores enquanto coloca sua própria vida em perigo.

    SEM CENSURA NA SÉRVIA

    Na época, A Serbian Film — Terror Sem Limites foi exibido em vários festivais ao redor do mundo e gerou grande polêmica. Seu lançamento comercial foi posteriormente interrompido porque o longa-metragem foi censurado em muitos países — e lançado em outros com a condição de que algumas cenas particularmente duras e violentas ligadas à pedofilia fossem removidas.

    Em seu país de origem, porém, o filme é sem censura (está disponível nos cinemas apenas em horários especiais). Embora Srđan Spasojević tenha garantido que a falta de censura não foi a razão pela qual ele fez este filme. O diretor ainda quis ressaltar que na Sérvia não havia lei que proibisse a exibição de qualquer coisa em um filme ou proibisse qualquer pessoa de comprar um ingresso.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top