Existe um clássico indiscutível no gênero aventura: Lawrence da Arábia. O filme está na lista de filmes culturalmente relevantes a serem preservados para a posteridade pela Biblioteca do Congresso dos EUA. Ganhou sete Oscars, incluindo os de Melhor Filme e Melhor Diretor. E o American Film Institute elegeu esta obra-prima como o maior épico da história de Hollywood. Além do mais, quem nunca ouviu falar dela?
Há referências diretas ao filme em uma infinidade de títulos de todos os gêneros, sejam filmes de espionagem (007 - O Espião Que Me Amava) ou thrillers de ficção científica (Prometheus). Dirigido por David Lean, o épico deixou uma marca duradoura nas histórias de aventura, fazendo os espectadores sonharem com lugares distantes e façanhas ousadas.
Lawrence da Arábia continua a resistir ao teste do tempo e, décadas após seu lançamento, continua tão fascinante quanto era então. A aventura do oficial britânico Thomas Edward Lawrence (Peter O'Toole) tentando libertar a Península Arábica do exército turco trata de temas como amizade, expansão de horizontes culturais, crescimento moral e superação de grandes perigos em grupo.
Inspirados na vida e nas ações de Thomas Edward Lawrence na vida real, os roteiristas Robert Bolt e Michael Wilson criaram uma história de guerra complexa que é conduzida por seu elenco.
Seja com a intensidade de O'Toole ou com a prudência de Alec Guinness - que continuaria a nos surpreender em Star Wars como Obi-Wan Kenobi - o conjunto de personalidades funciona perfeitamente.
ESPECTADOR VAI A UMA GALÁXIA MUITO, MUITO DISTANTE
Não que Lawrence da Arábia seja o primeiro filme ambientado no deserto, mas a equipe conseguiu transformar a paisagem em um lugar único para o cinema de aventura. Suas imagens serviram de modelo para todos os filmes subsequentes do gênero, moldando a ficção ambientada em galáxias distantes.
É possível enxergar um pouco de Duna, Paul Atreides e os Fremen devem muito a Lawrence da Arábia, ou Star Wars de George Lucas, que tem referências de todo o tipo e principalmente em estilo.
Duna 2 começa gravações: Veja sinopse do filme, que se redime e dá destaque a personagem de ZendayaComeçando com as sequências de Tatooine e terminando com o visual de Luke Skywalker, são muitas as conexões entre Lawrence da Arábia e o grande filme de ficção científica. De fato, o deserto jordaniano de Wadi Rum, onde Lean filmou algumas das sequências mais notáveis, também serviu de locação para as equipes por trás de Rogue One e A Ascenção de Skywalker.
Da mesma forma, a Plaza de España de Sevilha, que foi usada em Lawrence da Arábia para abrigar uma base militar britânica no Cairo, reaparece em Ataque dos Clones. Até o recente The Mandalorian tem sequências próximas ao filme.