Lançado no ano 2000, Gladiador abriu caminho para o renascimento do "peplum", gênero épico histórico nascido no início do cinema que havia caído em desuso nas últimas décadas. Depois do filme de Ridley Scott, os gladiadores voltaram a viver uma fase de esplendor como a que viveram nos anos 60 com Ben-Hur ou Spartacus.
Ao saber da história de Maximus, os telespectadores queriam mais e foi daí que surgiu Tróia (2004) ou Êxodo: Deuses e Reis (2014), do próprio Scott, que tentaria repetir a fórmula sem muito sucesso. Se você quiser curtir Gladiador novamente — ou ver pela primeira vez — está disponível na Netflix.
Impulsionado por uma história poderosa e unificadora, além de um soberbo — em todos os sentidos — Russell Crowe, o filme vibra com um espírito épico irresistível. Isso está presente desde sua impressionante cena introdutória em um campo de batalha na Alemanha até seu último segundo, no Coliseu de Roma.
O filme conta a história de Maximus, que comanda os exércitos do imperador Marco Aurélio. Quando este é morto pelo próprio filho, Commodus, Maximus é forçado a fugir, mas não consegue impedir o massacre de sua família. Feito prisioneiro por um traficante de escravos, é vendido a um lanista mauritano que o transforma em gladiador. Agora empunhando sua espada na areia da arena, o ex-oficial só pensa em encontrar Commodus para se vingar.
GLADIADOR: SUCESSO IMEDIATO DE PÚBLICO E CRÍTICA
Após seu lançamento, foi um verdadeiro sucesso. Com um orçamento de cerca de 103 milhões de dólares, o filme alcançou 457 milhões em todo o mundo. Já no primeiro fim de semana atingiu 34 milhões e nas duas primeiras semanas ultrapassou os 100.
Gladiador tem muito a oferecer. Não só há a incrível atuação de Russell Crowe em um dos melhores papéis de sua carreira, ao qual se soma o de Joaquin Phoenix. O diretor Ridley Scott faz um ótimo trabalho por trás das câmeras, impulsionadas pela música de Hans Zimmer. O filme contém, para muitos, algumas das melhores batalhas do cinema e coloca Maximmus entre os maiores heróis do cinema de ação da década.
Quem deveria ser o novo Gladiador? Chris Hemsworth e outros atores que são perfeitos para o papelA sequência de Gladiador está atualmente em fase de pré-produção e as filmagens começarão muito em breve no Marrocos. Isso marca o retorno de Ridley Scott ao país africano após as filmagens de Cruzada.
Segundo fontes anônimas, Arthur Max, responsável pela supervisão dos cenários da maioria dos filmes do diretor britânico, foi convidado a reaproveitar os cenários de Cruzada para esta segunda parte de Gladiador. “A equipe está em negociações, porque o preço proposto foi considerado um pouco excessivo, tendo em conta que foi o mesmo decorador do Ridley Scott que fez esta decoração. Por isso se esperava um preço mais ajustado."
Esta sequência tardia focaria no personagem de Lucius, filho de Lucilla (Connie Nielsen) e Comodo (Joaquin Phoenix). Claro, este título ainda não tem uma data de lançamento prevista.