Para os amantes do AdoroTerror, um novo longa sobrenatural chega às telonas nesta semana. Trata-se de O Exorcista do Papa, novo projeto de Julius Avery, diretor de Operação Overlord, Samaritano e Sangue Jovem.
Estrelado por Russell Crowe, astro de Gladiador e Thor: Amor e Trovão, o longa é levemente baseado em uma história real. Os roteiristas Evan Spiliotopoulos e Michael Petroni utilizaram os arquivos do Padre Gabriele Amorth, Chefe Exorcista do Vaticano, para a construção do filme.
Mais assustador do que Invocação do Mal? O Exorcista do Papa, com Russell Crowe, é baseado em história real; conheçaSegundo o próprio padre da vida real, ele realizou mais de 100 mil exorcismos em sua vida. Falecido em 2016, aos 91 anos, Amorth escreveu duas memórias – An Exorcist Tells His Story e An Exorcist: More Stories – e detalhou suas experiências lutando contra Satanás e demônios que agarraram e possuíram as pessoas com seu mal.
O filme, sendo o retrato do personagem da vida real, acompanha Gabriele Amorth (Crowe) enquanto ele investiga a terrível possessão de um menino e acaba descobrindo uma conspiração secular que o Vaticano tentou desesperadamente proteger e manter no esquecimento.
Declarações polêmicas
Antes de sua morte, o padre Amorth deu diversas declarações polêmicas. Em uma de suas falas mais conhecidas, ele afirma o seguinte: “Eu, medo de Satanás? É ele que deve ter medo de mim. Eu trabalho em nome do Senhor do mundo. E ele é só o macaco de Deus”, disse o autor de livros como "O Último Exorcista", 2012 e, "Mais fortes que o mal: O demônio reconhecê-lo vencê-lo evitá-lo", de 2010.
Ao site Libero, inclusive, o exorcista abordou o que considerou o seu primeiro encontro com o diabo. “De repente, eu tive a nítida sensação de uma presença demoníaca na minha frente. Senti o demônio me olhando, me examinando, se movimentando ao meu redor. O ar ficou frio. Um amigo exorcista já tinha me falado dessas mudanças bruscas de temperatura. Mas é uma coisa é ouvir falar e outra é viver a experiência”.
"Abusei de mim mesma": Florence Pugh chegou ao limite para atuação em filme de terror perturbadorPara ele, a cultura contemporânea estava tomada por influências nefastas. De obras literárias à prática de exercícios específicos. Ele chegou a mexer, inclusive, com os fãs da saga Harry Potter, afirmando que as obras de J. K. Rowling eram diabólicas. Em suas palavras, “a magia é sempre um caminho para o diabo”. O religioso também chegou a condenar o yoga, afirmando que a prática “é satânica, leva ao mal como a leitura de Harry Potter”.
Previsto para chegar aos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira, 6 de abril.