Pronto para começar uma nova fase da carreira, James Gunn já chegou no comando criativo da DC Studios com "os dois pés na porta". O cineasta responsável pela franquia Guardiões da Galáxia, da Marvel, e também por Peacemaker e O Esquadrão Suicida, está no comando da nova era do estúdio.
A partir de todo o prestígio nos últimos anos, com exceção da polêmica envolvendo antigos tweets prévios à contratação na Casa das Ideias, o diretor é respeitado e aclamado na indústria cinematográfica. Apesar disso, recentes declarações estão na contramão - à primeira vista - do tipo de filme que está acostumado a trabalhar.
"Nenhum segundo será desperdiçado": James Gunn promete surpresas e antecipa duração de Guardiões da Galáxia Vol. 3Em recente entrevista à revista Rolling Stone, Gunn concordou com a declaração de que a saturação chegou aos filmes de super-heróis. “Acho que existe fadiga de super-heróis”, disse o cineasta. "Acho que não tem nada a ver com os super-heróis. Tem a ver com o tipo de história que pode ser contada, e se você perder o olho na bola, que é o personagem. Amamos o Superman. Amamos o Batman Nós amamos o Homem de Ferro. Porque eles são esses personagens incríveis que temos em nossos corações. E se isso se torna apenas um monte de bobagens na tela, fica muito chato."
Ele continuou: "Mas fico cansado da maioria dos filmes de espetáculo, da rotina de não ter uma história emocionalmente fundamentada. Não tem nada a ver com o fato de serem filmes de super-heróis ou não. Se você não tem uma história na base disso, apenas observa as coisas se chocando, não importa o quão inteligentes sejam esses momentos contundentes, não importa o quão inteligentes sejam os designs e os efeitos visuais, isso se torna cansativo e acho isso muito, muito real."
O diretor deixou claro que, sim, os longas focados em seres superpoderosos estão cansando a audiência. No entanto, ele rejeita o senso comum de que a culpa é de tais personagens. Muito pelo contrário, a sua visão é de que o excesso de histórias semelhantes, como tramas de origem por exemplo, já não são tão bem aceitas pelo público.
James Gunn defende astro de Guardiões da Galáxia Vol. 3 após ataques: "Pare com suas presunções racistas!"Além disso, é possível que enxergue que há falta de exploração de diferentes gêneros em tais produções e, como ele mesmo cita, histórias realmente embasadas e que realmente se aprofundem nos personagens.
James Gunn deve encerrar seus trabalhos com a Marvel em breve, com a divulgação de Guardiões da Galáxia Vol. 3. O longa está previsto para chegar aos cinemas brasileiros em 4 de maio. Enquanto isso, ele já anunciou uma série de projetos da DC, que formarão o primeiro capítulo dessa nova fase do estúdio.
Entre as produções confirmadas, estão Superman Legacy, The Authority, The Brave and the Bold, Supergirl: Woman of Tomorrow, Swamp Thing, Waller, Lanterns, entre outros. O realizador vai assumir a direção do próximo filme do Homem de Aço.