Minha conta
    "Cansativo": James Gunn acredita na saturação dos filmes de super-heróis, mas rejeita senso comum
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Novo chefe criativo da DC Studios está pronto para mudar os filmes baseados em quadrinhos.

    Pronto para começar uma nova fase da carreira, James Gunn já chegou no comando criativo da DC Studios com "os dois pés na porta". O cineasta responsável pela franquia Guardiões da Galáxia, da Marvel, e também por Peacemaker e O Esquadrão Suicida, está no comando da nova era do estúdio.

    A partir de todo o prestígio nos últimos anos, com exceção da polêmica envolvendo antigos tweets prévios à contratação na Casa das Ideias, o diretor é respeitado e aclamado na indústria cinematográfica. Apesar disso, recentes declarações estão na contramão - à primeira vista - do tipo de filme que está acostumado a trabalhar.

    "Nenhum segundo será desperdiçado": James Gunn promete surpresas e antecipa duração de Guardiões da Galáxia Vol. 3

    Em recente entrevista à revista Rolling Stone, Gunn concordou com a declaração de que a saturação chegou aos filmes de super-heróis. “Acho que existe fadiga de super-heróis”, disse o cineasta. "Acho que não tem nada a ver com os super-heróis. Tem a ver com o tipo de história que pode ser contada, e se você perder o olho na bola, que é o personagem. Amamos o Superman. Amamos o Batman Nós amamos o Homem de Ferro. Porque eles são esses personagens incríveis que temos em nossos corações. E se isso se torna apenas um monte de bobagens na tela, fica muito chato."

    Ele continuou: "Mas fico cansado da maioria dos filmes de espetáculo, da rotina de não ter uma história emocionalmente fundamentada. Não tem nada a ver com o fato de serem filmes de super-heróis ou não. Se você não tem uma história na base disso, apenas observa as coisas se chocando, não importa o quão inteligentes sejam esses momentos contundentes, não importa o quão inteligentes sejam os designs e os efeitos visuais, isso se torna cansativo e acho isso muito, muito real."

    O diretor deixou claro que, sim, os longas focados em seres superpoderosos estão cansando a audiência. No entanto, ele rejeita o senso comum de que a culpa é de tais personagens. Muito pelo contrário, a sua visão é de que o excesso de histórias semelhantes, como tramas de origem por exemplo, já não são tão bem aceitas pelo público.

    James Gunn defende astro de Guardiões da Galáxia Vol. 3 após ataques: "Pare com suas presunções racistas!"

    Além disso, é possível que enxergue que há falta de exploração de diferentes gêneros em tais produções e, como ele mesmo cita, histórias realmente embasadas e que realmente se aprofundem nos personagens.

    James Gunn deve encerrar seus trabalhos com a Marvel em breve, com a divulgação de Guardiões da Galáxia Vol. 3. O longa está previsto para chegar aos cinemas brasileiros em 4 de maio. Enquanto isso, ele já anunciou uma série de projetos da DC, que formarão o primeiro capítulo dessa nova fase do estúdio.

    Entre as produções confirmadas, estão Superman Legacy, The Authority, The Brave and the Bold, Supergirl: Woman of Tomorrow, Swamp Thing, Waller, Lanterns, entre outros. O realizador vai assumir a direção do próximo filme do Homem de Aço.

    Guardiões da Galáxia Vol. 3
    Guardiões da Galáxia Vol. 3
    Data de lançamento 4 de maio de 2023 | 2h 30min
    Criador(es): James Gunn
    Com Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista
    Imprensa
    3,4
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora no Disney +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top