Central do Brasil está completando 25 anos, um dos filmes mais importantes do cinema nacional, que rendeu uma indicação ao Oscar para Fernanda Montenegro e também foi nomeado como melhor filme estrangeiro. Na produção de Walter Salles, o ator Vinícius de Oliveira ficou marcado como o menino Josué, que contracena com Montenegro.
Em Central do Brasil (1998), Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ainda que a escrivã não envie todas as cartas que escreve - as cartas que considera inúteis ou fantasiosas demais -, ela decide ajudar o menino Josué (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.
25 anos após Central do Brasil: Como está Vinícius de Oliveira, o menino Josué do filme?
Central do Brasil foi o primeiro trabalho como ator de Vinícius de Oliveira. O diretor Walter Salles conheceu o menino quando ele estava trabalhando como engraxate e o convidou para fazer um teste na época da produção. No final das contas, ele se deu muito bem nos testes realizados e superou mais de 1500 outros concorrentes para o papel de Josué.
25 anos após o lançamento de Central do Brasil nos cinemas brasileiros, em 3 de abril de 1998, Vinícius de Oliveira está atualmente com 37 anos e segue sua carreira na atuação.
Depois de fazer sua estreia contracenando com ninguém menos que Fernanda Montenegro no filme de 1998, o ator continuou com sua carreira no cinema participando de Abril Despedaçado (2001), novamente com Walter Salles, e também esteve em Se Nada Mais Der Certo (2008), Linha de Passe (2008), Assalto ao Banco Central (2011), A Hora e a Vez de Augusto Matraga (2012), Se Deus Vier Que Venha Armado (2015), Boi Neon (2015), Vende-se esta Moto (2017), Dente por Dente (2018) e Um Dia Qualquer (2020).
Não foi só no cinema que Vinícius de Oliveira apareceu, pois ele teve participações em séries conhecidas, inclusive da Netflix e do Globoplay, e pode ter passado despercebido. O ator esteve em Suave Veneno, Carga Pesada, Nosso Querido Trapalhão, O Rebu, A Regra do Jogo, Unidade Básica, Sob Pressão, Magnífica 70 e Irmãos Freitas, além de várias séries disponíveis no streaming, como Sintonia na Netflix, Segunda Chamada e Santo Forte no Globoplay, Um dia Qualquer na HBO Max e Não Foi Minha Culpa no Star+.
Em entrevista ao gshow, Vinícius de Oliveira ressaltou como Central do Brasil é o trabalho mais importante de sua carreira. "É o trabalho mais visto, mais importante. Dá para colocar nesse lugar, porque é. Fazer cinema com Walter Salles, Fernanda Montenegro e um monte de gente bacana foi uma escola. Estou sempre revisitando esse lugar, para não perder de vista de onde eu vim", disse o ator relembrando seus primeiros passos na atuação.
Central do Brasil está disponível no catálogo do Globoplay.