Steven Spielberg é um dos maiores diretores da história do cinema e não há dúvidas de que deixará um grande legado com as dezenas de filmes que assinou ao longo dos últimos 50 anos, mas até os maiores têm seus deslizes na carreira. O próprio Spielberg já revelou um de seus maiores arrependimentos no passado como cineasta – e ele envolve uma de suas obras mais populares: Contatos Imediatos de Terceiro Grau.
Após os primeiros trabalhos atrás das câmeras dirigindo curtas e filmes para a televisão, Steven Spielberg não demorou a ter sucesso com um de seus primeiros projetos para as telonas. Lançado em 1975, Tubarão foi um verdadeiro sucesso comercial em sua época, mas o projeto que o consolidou como um dos novos diretores mais promissores no ramo foi Contatos Imediatos de Terceiro Grau, que lançaria apenas dois anos depois, em 1977.
Nesse filme inesquecível, Spielberg seguiu uma de suas grandes paixões no cinema e apostou em uma aventura extraterrestre e tudo deu certo: além do prestígio da crítica, o longa arrecadou mais de 300 milhões de dólares em bilheteria. Isso tudo não impediu o diretor de sentir a pressão do estúdio para mudar o desfecho do filme na edição especial que foi lançada alguns anos depois, em 1980 – uma mudança que, segundo a revista britânica Far Out, ele lamenta até hoje.
Por que Spielberg mudou o final de Contatos Imediatos de Terceiro Grau?
A versão especial de Contatos Imediatos de Terceiro Grau adicionou novas imagens ao final, mostrando o interior da nave-mãe em que o protagonista Roy (Richard Dreyfuss), entrou. Por que ele fez isso? Bem, aparentemente porque a produtora Columbia Pictures concordou com a proposta de fazer uma versão do diretor, mas insistiu para incluir o interior da nave. Dessa forma, haveria um “motivo” para a comercialização de uma nova versão do filme.
“Fiz uma concessão e mostrei Richard Dreyfuss entrando na nave, o que eu nunca deveria ter feito, porque isso deveria ter sido mantido sempre como um mistério”, afirmou o diretor. A cena extra não só mudou o final original pensado pelo diretor, como também tirou do público o suspense de chegar às próprias conclusões sobre a história – e Spielberg deixa claro que o final que vale é o de seu filme original de 1977.
Além de revelar a nave, a versão especial cortou algumas cenas e apresentou alguns minutos a mais de material inédito. O curioso é que alguns anos mais tarde, Contatos ganhou mais uma versão que ficou conhecida como “edição de colecionador”, que manteve algumas das mudanças do corte do diretor – mas traz o final do longa original, como Spielberg queria.