Maria da Graça Xuxa Meneghel, nossa querida "Rainha dos Baixinhos" conhecida popularmente como Xuxa, está completando 60 anos nesta segunda-feira (27). Uma das apresentadoras mais icônicas da televisão brasileira, a cantora tem uma longa carreira no cinema nacional – que vai muito além dos filmes infantis que alegraram a criançada. Em comemoração ao seu aniversário, relembre todas as participações de Xuxa no cinema.
Relembre a carreira de Xuxa no cinema nacional
O primeiro papel de Xuxa no cinema nacional foi interpretando Tamara em Amor Estranho Amor (1982), uma jovem prostituta na trama. O filme causou bastante polêmica pelo fato de sua personagem ter relações sexuais com um garoto menor de idade, interpretado pelo ator Marcelo Ribeiro. Por causa da repercussão negativa e acusações, Xuxa moveu um processo durante anos para retirar o filme de circulação – o que esteve em vigor até 2018, quando o acordo dela com o estúdio prescreveu e não teve renovação.
Em 1983, Xuxa teve seu primeiro trabalho como produtora de cinema, em Fuscão Preto, que também foi estrelado por ela. No mesmo ano, teve destaque em O Trapalhão na Arca de Noé por causa de sua imagem associada ao público infantil, então ela retornou para Os Trapalhões e o Mágico de Oróz (1984) e Os Trapalhões no Reino da Fantasia (1985).
O sucesso de Xuxa fez com que logo ela protagonizasse suas próprias produções no cinema nacional, como é o caso de Super Xuxa contra Baixo Astral (1988), A Princesa Xuxa e os Trapalhões (1989) e Lua de Cristal (1990), filme que ela contracenou com Sérgio Mallandro. Todos os três foram sucessos enormes de público, e a "Rainha dos Baixinhos" apareceria ainda em O Mistério de Robin Hood (1990) e como narradora em Gaúcho Negro (1991).
Depois de alguns anos de pausa nos cinemas, ela retornou às telonas em Xuxa Requebra (1999) e lançou em seguida diversas outras produções (a maioria destinada ao público infantil) que levavam seu nome no título, como é o caso de Xuxa Popstar (2000), Xuxa e os Duendes (2001), Xuxa Abracadabra (2003) e Xuxa Gêmeas (2006). Tudo isso sem deixar de lado sua carreira consagrada na música e comandando programas infantis na televisão. Seus últimos trabalhos no cinema foram em Xuxa em O Mistério de Feiurinha (2009) e também uma participação como ela mesma em Porta dos Fundos: Contrato Vitalício (2016).
Isso tudo mostra como ela não marcou apenas a história da música e da televisão brasileira, mas também o cinema. Toda a trajetória da Rainha dos Baixinhos será contada em uma série documental Globoplay com direção de Pedro Bial. Na produção, teremos o reencontro de Xuxa com o ator mirim do filme Amor Estranho Amor, Marcelo Ribeiro.