ATENÇÃO: O texto contém spoilers de Shazam! Fúria dos Deuses
Enquanto o futuro da DC permanece meio nebuloso, Shazam! Fúria dos Deuses chega aos cinemas com problemas graves em bilheteria. O segundo filme da franquia estrelada por Zachary Levi foi um dos piores lançamentos do estúdio em termos de lucro nos últimos anos e, provavelmente, vai dar prejuízo. Além disso, o longa ainda parece ter provocado uma rachadura nos bastidores – ao menos é o que deu a entender uma postagem feita pelo próprio Shazam nas redes sociais.
Em seu perfil no Instagram, Zachary Levi deixou o recado “a verdade os libertará” ao repostar uma notícia do site The Wrap. O artigo em questão reporta, basicamente, como Dwayne Johnson, que entrou para o universo DC como o Adão Negro, vetou a a participação do personagem em Shazam! Fúria dos Deuses.
O plano original do diretor David F. Sandberg era criar uma cena pós-créditos em que Shazam e Adão Negro se encontrassem – os dois são inimigos clássicos nos quadrinhos e a ideia era de que o personagem e The Rock e a Sociedade da Justiça aparecessem no filme de Zachary Levi. A mudança no roteiro veio em cima da hora.
“Era para termos personagens da Sociedade da Justiça do Adão Negro, mas a cena caiu três dias antes e gravarmos. Peter Safran, que produziu esse filme e a série Pacificador, fez umas ligações, e ainda bem, Jen Holland e Steve Agee estavam disponíveis”, disse David F. Sandberg em entrevista ao The Hollywood Reporter.
O motivo para essa mudança súbita teria sido The Rock, que vetou a participação da Sociedade da Justiça – e o recado postado por Zachary Levi nas redes sociais parece endossar esse climão.
Desde que o ator entrou para o universo DC, as conversas sobre uma “mudança na hierarquia de poder” e uma nova fase centrada no Adão Negro surgiram. No fim das contas, parece que nada disso vai acontecer e The Rock já até meio que se despediu de seu personagem, contando que até é possível que o anti-herói retorne em produções de outros formatos.
Vale lembrar ainda que antes do lançamento do primeiro Shazam!, em 2019, Dwayne Johnson já foi contra a “união” dos dois personagens. “Quando o primeiro rascunho do roteiro chegou, era uma combinação de Adão Negro e Shazam: duas histórias de origem em um só filme. Quando li, eu sabia no meu íntimo, ‘Não podemos fazer este filme desta forma. Estaríamos fazendo um desserviço gigante para Adão’, disse em entrevista à Vanity Fair.
Embora, as cenas pós-créditos de Shazam! Fúria dos Deuses tenham deixado espaço aberto para o retorno do personagem, a performance ruim em bilheteria pode ser um forte indicativo de que o fim da linha está chegando – ao menos nos cinemas. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Zachary Levi comentou sobre o desempenho do filme. “Acho que o maior problema que tivemos foi o marketing. Esse é um filme perfeito para famílias e, ainda assim, muitas famílias nem sabem que ele existe. O que é uma vergonha”, disse.