Minha conta
    Mudaram muito! Como estão os atores de O Auto da Compadecida hoje? Veja antes e depois de João Grilo, Chicó e elenco
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora e Crítica
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Mais de 20 anos depois, a continuação de um dos filmes nacionais mais amados pelo público foi anunciada. Confira como estão os atores atualmente.

    A internet brasileira foi pega de surpresa com o anúncio de que O Auto da Compadecida teria uma continuação. Inspirada na obra clássica de Ariano Suassuna, o longa dirigido por Guel Arraes é considerado um dos filmes nacionais mais queridos pelo público. A novidade foi divulgada através do Instagram dos atores Selton Mello e Matheus Nachtergaele, com a legenda: "João Grilo & Chicó vinte e cinco anos depois juntos mais uma vez”.

    O Auto da Compadecida
    O Auto da Compadecida
    Data de lançamento 10 de setembro de 2000 | 1h 35min
    Criador(es): Guel Arraes
    Com Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Denise Fraga
    Usuários
    4,7
    Assista agora em Globoplay

    Bateu curiosidade para saber como estão os demais atores do elenco, duas décadas depois? Pensando nisso, o AdoroCinema preparou uma lista para você.

    Selton Mello e Matheus Nachtergaele - Chicó e João Grilo

    Globo Filmes/ Reprodução Instagram

    Os dois protagonistas seguiram carreiras de sucesso no cinema e na TV. Após viver Chicó, Selton Mello esteve em Lisbela e o Prisioneiro (2003) - também de Guel Arraes - além de outros títulos como Meu Nome Não é Johnny (2008) e A Mulher Invisível (2009). Ele fez sua estreia como diretor no premiado Feliz Natal (2008), repetindo a experiência com O Palhaço (2011). Mais recentemente, Selton Mello estrelou como ator e diretor a série Sessão de Terapia e viveu Dom Pedro II na novela Nos Tempos do Imperador.

    Matheus Nachtergaele, o João Grilo, é considerado um dos atores mais prestigiados do cinema nacional, fazendo parte de produções como Cidade de Deus (2002), Amarelo Manga (2002) e Febre do Rato (2011), além de muitos outros trabalhos para a TV, como Sob Pressão, Cordel Encantado e Todas as Mulheres do Mundo.

    Fernanda Montenegro - Virgem Maria

    Globo Filmes/ Reprodução Instagram

    Fernanda Montenegro dispensa apresentações. A grande dama do cinema e da dramaturgia do Brasil continua, aos 93 anos, em plena atividade. Dentre os inúmeros prêmios nacionais e internacionais que recebeu em seus mais de setenta anos de carreira, Fernanda foi a primeira brasileira a ganhar o Emmy Internacional na categoria de melhor atriz pela atuação em Doce de Mãe e a primeira mulher eleita para a cadeira de número 17 da Academia Brasileira de Letras, em 2021, se tornando uma "imortal".

    Marco Nanini - Cangaceiro Severino de Aracaju

    Globo Filmes/ Reprodução Fantástico TV Globo

    Nosso eterno Lineuzinho de A Grande Família, Marco Nanini acumula uma carreira artística de quase 60 anos. Na TV, seus trabalhos mais recentes incluem as novelas Êta Mundo Bom, Deus Salve o Rei e A Dona do Pedaço, além do filme Greta (2019). O ator lançou uma autobiografia em 2023.

    Luís Melo - O Diabo

    Globo Filmes/ Reprodução Instagram

    Luís Melo se consagrou nas telenovelas brasileiras, em trabalhos como O Cravo e a Rosa, América e a mais recente O Outro Lado do Paraíso - e mais de uma dezena de outros títulos.

    Denise Fraga - Dora

    Globo Filmes/ Reprodução UOL

    Nossa Fleabag brasileira, a atriz e cronista Denise Fraga deu vida à infiel Dora no longa, e, após isso, seguiu em diversas produções para TV, sobretudo no humor - como o quadro Retrato Falado, do Fantástico. Mais recentemente, a atriz esteve na novela Um Lugar ao Sol.

    Virginia Cavendish - Rosinha

    Globo Filmes/ Reprodução Instagram

    Virginia Cavendish construiu uma carreira sólida no teatro, TV e cinema. Entre seus trabalhos mais recentes, podemos citar o filme Diário de Viagem (2022) a novela Gênesis e a série Desjuntados. A atriz foi casada com o diretor Guel Arraes durante 10 anos - e juntos tiveram uma filha, a também atriz Luisa Arraes.

    Maurício Gonçalves - Jesus Cristo

    Globo Filmes/ G1 - Globo

    Após viver Jesus Cristo no longa, Maurício Gonçalves, filho do saudoso Milton Gonçalves, estrelou novelas como Sinhá Moça, Começar de Novo e Estrela-Guia, além de filmes como Se Eu Fosse Você (2006) e Cidade dos Homens (2007).

    O Auto da Compadecida também conta com nomes como Lima Duarte (O Bispo), Diogo Vilela (Eurico, o padeiro), Bruno Garcia (Vicentão), Aramis Trindade (Cabo Setenta) e Enrique Diaz (Capanga). O elenco também sofreu algumas perdas. Os atores Paulo Goulart e Rogério Cardoso - que interpretavam respectivamente Major Antônio Morais e Padre João - faleceram há alguns anos.

    Ainda não temos muitas informações sobre o enredo do novo filme, ou mesmo quem estará no elenco dessa continuação. Até o momento, apenas a dupla principal foi confirmada, todavia, o ator Luís Miranda revelou em entrevista que estaria se preparando para participar do longa. A sequência será novamente dirigida por Guel Arraes, que agora dividirá a função com Flávia Lacerda. O Auto da Compadecida 2 tem estreia prevista para 2024.

    Resta esperar com muito expectativa (e continuar acompanhando aqui no AdoroCinema). Enquanto isso, você consegue assistir O Auto da Compadecida no Globoplay.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top