Este ano não tivemos nenhum escândalo ou polêmica durante a cerimônia do Oscar. Não houve vencedor trocado como La La Land e Moonlight, tampouco incidentes como o tapa de Will Smith em Chris Rock. É claro que o evento foi recheado de piadas de Jimmy Kimmel, o apresentador, embora algumas não tenham sido tão bem aceitas por aqueles que compareceram ao Dolby Theatre, em Los Angeles, onde foi realizada a 95ª edição da premiação.
Desde seu monólogo de abertura, o comediante foi all-in e zombou principalmente do novo filme de Damien Chazelle, Babilônia, que deu um prejuízo milionário nas bilheterias. Kimmel também não deixou passar batida a ausência de James Cameron na grande festa. Afinal, Avatar: O Caminho da Água concorria em quatro categorias – saindo vitorioso apenas em Melhores Efeitos Especiais. Sobre Cameron, Kimmel exclamou que com certeza os membros da Academia pensam que é uma mulher, já que não o indicaram para Melhor Diretor.
Apesar de a noite ter corrido dentro da normalidade, houve momentos altamente constrangedores, como a pergunta que o apresentador fez a Malala Yousafzai sobre o suposto cuspe de Harry Styles em Chris Pine no Festival de Veneza 2022. É, portanto, de se imaginar que alguns famosos se recusaram a participar da noite por receio do que fosse sair da boca de Kimmel. Um deles foi Tom Cruise.
Um dia antes do Oscar, o ator avisou que não iria e não deu o motivo. Algumas fontes secretas dizem que ele foi informado de que Judd Apatow seria o roteirista do monólogo de Kimmel e que, por isso, desistiu de ir. Mas não foi bem assim.
Embora Top Gun: Maverick tenha sido mencionado no discurso por ser o longa que salvou o cinema da queda vertiginosa de bilheteria, o desgosto de Cruise por Apatow nasceu após a entrega do Directors Guild of America (DGA) Awards, em fevereiro deste ano. O diretor de O Virgem de 40 Anos (2005) falou que as acrobacias que Cruise faz “parecem um comercial da Cientologia”, referindo-se ao polêmico culto do qual o astro faz parte há anos.
Molly McNearney, esposa de Kimmel e sua produtora executiva, declarou com exclusividade à Variety que era mentira o boato de que Apatow estaria envolvido no roteiro, garantindo que Cruise e seu marido se dão bem e são amigos próximos.
“Jimmy ama Tom”, disparou Molly. “Tom tinha participado de seu programa [Jimmy Kimmel Live!] na semana anterior. E eles conversaram sobre se encontrarem, e Jimmy estava animado para dizer a ele que tínhamos pilotos de verdade da Marinha para fazer uma manobra no topo do Oscar. Jimmy ficou muito desapontado por ele não ter ido.”
Oscar: A partir de 2024, premiação terá que seguir novas regras de diversidade; saiba o que mudaCruise, porém, não foi o único que saiu ileso da cerimônia. “Tínhamos duas versões do monólogo”, lembrou Molly. “Uma se Rihanna estivesse em seu lugar, outra se ela não estivesse. Uma se Rihanna estivesse com seu bebê no colo, o que ela queria fazer. E outra se o bebê não estivesse em seu colo. Muitas de nossas piadas estavam à mercê de as pessoas estarem ou não em seus lugares.”
Como a cantora nascida em Barbados não estava sentada em sua cadeira no início do evento, acabou escapando da língua afiada de Kimmel. Mais adiante, Rihanna subiu ao palco para performar “Lift Me Up”, de Pantera Negra: Wakanda Forever, que disputava o prêmio de Melhor Canção Original.
Confira a apresentação de RiRi a seguir: