O Oscar 2023 entregou prêmios para os maiores artistas da temporada. Em uma edição com algumas surpresas, mas marcada majoritariamente pela vitória dos favoritos, Michelle Yeoh foi a grande vencedora da categoria de Melhor Atriz por Tudo em Todo o Lugar o Lugar ao Mesmo Tempo, longa de Daniel Kwan e Daniel Scheinert.
O projeto que explora o multiverso levou o total de 7 estatuetas de ouro, de 11 indicações - Melhor Roteiro Original, Melhor Edição, Melhor Atriz Coadjuvante (Jamie Lee Curtis), Melhor Ator Coadjuvante (Ke Huy Quan), Melhor Edição e Melhor Direção, além da nomeação citada acima.
Oscar 2023: Primeira cantora nigeriana indicada ao Oscar desperta curiosidade durante a cerimônia por roupa inusitadaEla foi a primeira atriz asiática amarela a vencer a categoria Nascida na Malásia, ela foi a favorita na temporada, com vitórias no SAG Awards, Chicago Indie Critics Awards, Film Independent Spirit Awards e Globo de Ouro.
Na história da premiação, apenas outras duas mulheres asiáticas conquistaram estatuetas nas categorias de atuação: Miyoshi Umeki foi a Melhor Atriz Coadjuvante em 1957, por Sayonara e Yuh-Jung Youn, na mesma categoria, por Minari - Em Busca da Felicidade.
Em seu discurso, ela disse que o prêmio era “um farol e prova de que sonhos podem virar realidade.” Ela continua: “Meninas, não deixem que ninguém diga para vocês que passaram da época. Isso não seria possível sem os Daniels, sem a A24, sem o elenco, sem a equipe de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”. Ela ainda dedicou a vitória à sua mãe e “a todas as mães no mundo - que elas são as super-heroínas e sem elas nenhum de nós estaria aqui”.
Oscar 2023: Angela Bassett fica descontente ao perder prêmio e recebe apoio de Michael B. Jordan e Jonathan Majors“Queria agradecer a minha mãe, que está assistindo na Malásia, e vou levar esse troféu para ela e para toda a minha família que me acompanha desde o início de minha carreira. Para a minha família, muito obrigada. Obrigada pela academia, é a história sendo feita”, finalizou a atriz premiada.
Qual é a história de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo?
Em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, acompanhamos uma sobrecarregada imigrante chinesa, Evelyn Wang (Michelle Yeoh) que com sua lavanderia à beira do fracasso e seu casamento com o marido covarde em ruínas, ela luta para lidar com tudo, incluindo um relacionamento ruim com seu pai crítico e sua filha (Stephanie Hsu).
Como se não bastasse enfrentar a crise pessoal, Evelyn precisa se preparar para uma reunião desagradável com uma burocrata impessoal: Deirdre (Jamie Lee Curtis), a auditora da Receita Federal. No entanto, à medida que a agente severa perde a paciência, uma inexplicável fenda no multiverso se abre, e se torna uma possibilidade para a exploração reveladora de realidades paralelas.
Evelyn parte rumo a uma aventura onde, sozinha, precisará salvar o mundo e impedir que uma entidade maligna destrua as finas e incontáveis camadas do mundo invisível. Explorando outros universos e outras vidas que poderia ter vivido, as coisas se complicam ainda mais, quando ela fica presa nessa infinidade de possibilidades sem conseguir retornar para casa.
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo está disponível no Prime Video.