Avatar: O Caminho da Água já é uma das maiores bilheterias dos cinemas. O longa-metragem ultrapassou a marca de dois bilhões de dólares de vendas em todo o mundo e é o terceiro filme mais lucrativo da história, abaixo apenas de Vingadores: Ultimato e Avatar. Agora, mais uma vitória chegou às mãos de James Cameron e o filme acaba de ganhar um Oscar - apenas um.
A sequência de Avatar foi nomeada nas categorias de Melhor Filme e, obviamente, nas técnicas que avaliam design de produção, efeitos sonoros e visuais. No total, uma performance de cinco chances a menos de receber a estatueta do que seu antecessor, que foi indicado a nove prêmios no Oscar 2010. Agora, na cerimônia do Oscar 2023, Avatar: O Caminho da Água venceu o prêmio de Melhor Efeito Visual
Com outras três continuações por vir, Avatar: O Caminho da Água se passa mais de uma década após os eventos do primeiro filme. Neytiri e Jake Sully começaram uma família e devem enfrentar novas ameaças e desafios. Zoe Saldaña e Sam Worthington retornaram como o casal principal e Sigourney Weaver como uma de suas filhas. Stephen Lang, que deu vida ao vilão da primeira parcela, também retorna na segunda parcela.