Depois de Edward Norton encarnar Bruce Banner em O Incrível Hulk, Mark Ruffalo assumiu o papel de Gigante Esmeralda em Vingadores, de 2012. Um dos principais personagens da editora, o herói ganha destaque nesse projeto ao ser essencial na batalha de Nova York, em que teve uma briga épica com Loki (Tom Hiddleston).
Em Vingadores: Era de Ultron, ele já atuava como a maior força da equipe e, assim, foi responsável por momentos únicos durante a sequência de Sokovia, quando o vilão que dá nome ao longa tocou o terror no grupo.
"Eu me identifico com Thanos": Um dos maiores críticos da Marvel, James Cameron elogia vilão dos VingadoresO único antagonista que, enfim, conseguiu nocautear o personagem foi Thanos, durante a cena de abertura de Vingadores: Guerra Infinita. Apesar de um cena deletada surgir na trama ao lado do Capitão América (Chris Evans), Pantera Negra (Chadwick Boseman), Viúva Negra (Scarlett Johansson) e Bucky Barnes (Sebastian Stan) no primeiro trailer do filme, Hulk não aparece mais durante a narrativa. Depois de ser derrotado pelo titã, Banner surge apenas dentro da armadura Hulkbuster na invasão de Wakanda.
Apesar da versão final mostrar a fragilidade do herói, originalmente Hulk deveria salvar o dia em Guerra Infinita. Em entrevista durante a Emerald City Comic-Con (via The Direct), Mark Ruffalo revelou que o destino do Gigante Esmeralda seria muito diferente do que foi visto nas telonas.
Homem-Formiga 3: Um dos Vingadores virou ator graças a um diretor que odeia a Marvel"Hulk deveria sair do Hulkbuster no final", disse Ruffalo sobre o final alternativo do projeto. "Não sei se você sabe disso. E filmamos aquilo. Filmamos quatro vezes e não estava funcionando. E então percebemos que - bem, os irmãos [Russo] perceberam - que não poderíamos ter Hulk, novamente, salvando o dia. Que tínhamos que fazer Banner perder sem Hulk."
“Decidimos que seria melhor para a história se Hulk não aparecesse”, ele completou. No final, os irmãos Russo decidiram manter o longa sem o retorno do Hulk tanto para mostrar a vulnerabilidade do herói, bem como aumentar as dificuldades da equipe com a batalha contra Thanos.
Relembre a história de Vingadores: Guerra Infinita
Em Vingadores: Guerra Infinita, Thanos (Josh Brolin) enfim chega à Terra, disposto a reunir as Joias do Infinito. Para enfrentá-lo, os Vingadores precisam unir forças com os Guardiões da Galáxia, ao mesmo tempo em que lidam com desavenças entre alguns de seus integrantes.
Em Ultimato, o público viu o retorno do super-herói com a versão esperta de Hulk. Ainda sem desempenhar o seu comum papel de esmagador durante parte da narrativa, ele é responsável também pela, enfim, derrota do maior vilão da Saga do Infinito.
Agora, após os acontecimentos de She-Hulk: Defensora de Heróis, espera-se que os arcos de Hulk contra o Mundo.