Steven Spielberg marcou a história da sétima arte com grandes obras de ficção científica, tais quais Tubarão, E.T. - O Extraterrestre, Jurassic Park e I.A. - Inteligência Artificial. Também responsável por dramas como Prenda-me Se For Capaz, A Lista de Schindler ou O Resgate do Soldado Ryan, Spielberg está de volta aos holofotes com Os Fabelmans, que concorre a sete estatuetas no Oscar 2023 – atrás somente de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, com 11 indicações; e Os Banshees de Inisherin e Nada de Novo no Front, ambos com nove.
Geralmente quando pensamos em um cineasta com uma carreira tão consolidada quanto a de Spielberg, temos curiosidade de saber quais seus filmes preferidos, quais gostaria de ter dirigido e de quais se arrepende. Pois bem, durante uma recente participação no programa The Late Show with Stephen Colbert, o diretor de 76 anos revelou qual de seus próprios trabalhos é o seu favorito.
Ele começou dizendo que não costuma revisitar sua filmografia. “Não revejo todos os meus filmes depois de os ter feito. Não sou como a personagem de Gloria Swanson em Crepúsculo dos Deuses [1950], que organiza projeções privadas dos seus próprios filmes. Não olho para trás com tanta frequência”, explicou Spielberg.
Você nunca vai adivinhar qual é o melhor filme da Disney na opinião de Steven Spielberg“Mas, de vez em quando, há um filme a que assisto novamente com os meus filhos”, admitiu o cineasta, que é pai de sete adultos. “Quero estar lá quando vir E.T. - O Extraterrestre com eles pela primeira vez. Não quero que vejam sem a presença do pai, especialmente as cenas assustadoras do início.”
Contando a história de um pequeno alienígena abandonado à própria sorte na Terra e acolhido pelo pequeno Elliott (Henry Thomas), E.T. - O Extraterrestre se tornou a maior bilheteria da história quando foi lançado em 1982. Aclamado pela crítica e pelo público, também parece ser um das produções que mais dá orgulho a Spielberg.
"Às vezes vejo coisas que pretendia fazer e não fiz, e às vezes vejo ideias que teriam sido melhores, com todos esses anos de retrospectiva. No entanto, E.T. - O Extraterrestre é um filme bastante perfeito. É um dos poucos que fiz que posso ver e rever. Já fiz uns 34 filmes, e há cinco ou seis que posso rever. Mesmo assim, não tenho esse hábito."
Quais são esses outros longas que Spielberg revê de tempos em tempos? O cineasta não especificou na entrevista.
Por sua vez, Os Fabelmans está na disputa pelo Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz (Michelle Williams), Melhor Ator Coadjuvante (Judd Hirsch), Melhor Trilha Sonora e Melhor Design de Produção.
Na trama, que reúne traços autobiográficos de Spielberg, Sammy Fabelman (Gabriel LaBelle) é um garoto que cresce no Arizona pós-Segunda Guerra Mundial e se apaixona pelo cinema depois que seus pais o levam para ver O Maior Espetáculo da Terra (1952).
Os Fabelmans: Assim são os pais de Steven Spielberg na vida realArmado com uma câmera, Sammy começa a gravar seus próprios filmes em casa, para o deleite de sua mãe Mitzi (Williams). Porém, quando descobre um segredo de família devastador, o rapaz decide usar a sétima arte para enxergar a verdade dos outros – e dele mesmo.
No elenco ainda estão Paul Dano, Seth Rogen e Chloe East. O roteiro é assinado pelo próprio Spielberg em parceria com Tony Kushner.