Além de Peter Pan e Wendy, outro live-action bastante aguardado da Disney a ser lançado em 2023 é A Pequena Sereia, estrelado por Halle Bailey, Jonah Hauer-King, Melissa McCarthy e Javier Bardem. Com a estreia cada vez mais próxima (26 de maio), muitos fãs vêm revisitando a clássica animação de 1989, que ajudou o estúdio a se recuperar de uma fase morna e deu início ao chamado “Renascimento da Disney”. Nessa onda de “recordar é viver”, surgiu uma teoria intrigante que sugere que Eric nunca esteve de fato apaixonado por Ariel.
Segundo a conta do Instagram @_curio_seando, a chave para entender essa hipótese está no início do filme, quando a tripulação do navio de Eric entoa a seguinte melodia: “Nós sempre contamos histórias do mar para aqueles que vêm navegar. E aos jovens dizemos: ‘Cuidado, rapaz, a sereia vai te enfeitiçar.'" Logo de cara somos informados de que uma sereia tem o poder de cativar magicamente aqueles que a ouvem cantar.
Isso nos leva ao primeiro encontro de Ariel e Eric. Depois que a embarcação do príncipe pega fogo, ele é resgatado pela protagonista, que o leva até a praia. Ao recobrar a consciência, o primeiro som que Eric escuta é justamente o canto de Ariel. A partir daí, ele fica tão encantado por sua voz que não consegue esquecê-la.
Segundo o perfil do Instagram, esse seria o motivo pelo qual Eric não fica impressionado ao conhecer Ariel em sua forma humana, já que ela não tem mais a voz. Também seria a razão pela qual Úrsula é tão obcecada pela voz de Ariel, usando-a como condição para transformá-la em gente. Devido à enorme capacidade de sedução que comporta, a voz de Ariel faria de Úrsula uma bruxa ainda mais poderosa para manipular qualquer criatura.
A Pequena Sereia: Halle Bailey agradece mentoria de Beyoncé para enfrentar ondas de racismoSeria só no final do filme, quando Ariel consegue impedir o casamento de Úrsula/Vanessa e Eric e recuperar sua voz, que o príncipe se apaixonaria verdadeiramente por ela. Embora possa parecer uma coincidência inocente, em outros contos e lendas as sereias são sempre representadas como mulheres extremamente belas que atraíam os marinheiros com seus vocais, hipnotizando-os e arrastando-os até as profundezas.
Se você não tinha se atentado a esse detalhe, fica a dica: A Pequena Sereia está disponível no catálogo do Disney+. O desenho é dirigido por John Musker e Ron Clements, dupla por trás de sucessos do estúdio como Aladdin (1992), Hércules (1997), A Princesa e o Sapo (2009) e Moana (2016).
Vale lembrar que o longa de 1989 levou duas estatuetas do Oscar: de Melhor Trilha Sonora e de Melhor Canção Original (“Under the Sea”). Também concorreu nesta última categoria com “Kiss the Girl”.