Chegou o momento mais aguardado por cinéfilos de todo o mundo: o Oscar 2023 vai acontecer no dia 12 de março, em Los Angeles. Quem lidera o número de indicações é Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo - que, curiosamente, foi eleito como o melhor filme do ano passado pelo AdoroCinema, logo temos bom gosto. Mas, modéstia a parte, temos concorrentes para todos os tipos: desde cults como Tár e Triângulo da Tristeza, até blockbusters como Top Gun: Maverick e Avatar: O Caminho da Água.
Como já virou tradição, o AdoroCinema tenta prever os vencedores das 23 categorias do Oscar; um feito que fica mais difícil a cada ano que passa. Mas isso é uma coisa boa, pois a diversidade está ganhando espaço, nem que seja aos pouquinhos, na premiação. Então, prepare seu bolão e vamos lá!
Obviamente, o AdoroCinema conta com uma cobertura especial no site, onde você poderá conhecer todos os vencedores. E, no dia 12 de março, teremos uma super live especial nas nossas redes sociais, paralelo ao Oscar, comentando tudo que rolar no grande evento do cinema!
MELHOR FILME
Avatar: O Caminho da Água
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Top Gun: Maverick
Tár
Triângulo da Tristeza
Se você não ouviu falar de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, você vive embaixo de uma pedra. Ou realmente não se importa muito com cinema. De qualquer forma, é surreal ver um filme tão maluco como favorito na principal categoria da noite. Se realmente concretizar, será um ar fresco no estilo "certinho" do Oscar. E, mesmo seguindo o caminho tradicional de previsões, as chances são altas para o longa: Everything Everywhere All at Once ganhou os principais prêmios de sindicatos: PGA, DGA e SAG. Nos 33 anos de existência da cerimônia do sindicato dos produtores, 23 vezes foi o mesmo resultado do Oscar - inclusive nos últimos anos com No Ritmo do Coração e Nomadland.
A única coisa que pode prejudicar Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo é a forma de votação da categoria melhor filme. Ao contrário das outras, cada votante faz um ranking de preferência com os indicados, não apenas escolhe um.
Então, se algum longa conseguir muitas segundas ou terceiras posições, pode sair na frente na contagem final. Isso beneficiaria longas como Os Fabelmans, Os Banshees de Inisherin e até mesmo Nada de Novo no Front ou Top Gun: Maverick.
- Quem vai ganhar: Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
- Quem pode ser a zebra da vez: Os Banshees de Inisherin talvez?
- Quem merece ganhar: Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
MELHOR ATOR
Austin Butler - Elvis
Colin Farrell - Os Banshees de Inisherin
Uma coisa que aprendi cedo nos bolões da vida, é que você não pode jogar com o coração. É preciso ser racional em suas escolhas. Porém, estou ignorando completamente essa opção hoje. Brendan Fraser fez uma campanha muito boa com seu retorno merecido à Hollywood e vem encantando o público - inclusive a redatora que escreve esse texto, que é muito fã do moço. Pelo lado positivo (pra ele), o ator de A Baleia levou o SAG Awards, que costuma concordar com o Oscar. Porém Austin Butler conseguiu o cobiçado BAFTA e o Globo de Ouro, além de também estar investindo numa campanha forte (ainda com o sotaque do Elvis). Está entre os dois, mas eu vou apostar no meu coração, só dessa vez.
- Quem vai ganhar: Brendan Fraser - A Baleia
- Quem pode ser a zebra da vez: Austin Butler - Elvis
- Quem merece ganhar: Brendan Fraser merece desde A Múmia
MELHOR ATRIZ
Cate Blanchett - Tár
Michelle Yeoh - Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Andrea Riseborough - To Leslie
Michelle Williams - Os Fabelmans
Algumas semanas atrás, tudo parecia claro. Cate Blanchett surgia como favorita por sua performance espetacular em Tár. De repente, as indicações saíram e tudo virou bagunça. Esnobaram queridinhas como Viola Davis (A Mulher Rei) e Danielle Deadwyler (Till), além da polêmica ao redor de Andrea Riseborough e seus vários apoiadores em Hollywood. Aí quando você pensa que a poeira baixou, Michelle Yeoh leva o SAG com o filme mais hypado da temporada e poderia fazer história como a primeira asiática a levar melhor atriz. Joga no cara e coroa!
- Quem vai ganhar: Michelle Yeoh - Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
- Quem pode ser a zebra da vez: Cate Blanchett - Tár
- Quem merece ganhar: Amo as Michelles, mas Cate Blanchett é uma força da natureza.
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Ke Huy Quan - Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Brendan Gleeson - Os Banshees de Inisherin
Barry Keoghan - Os Banshees de Inisherin
Judd Hirsch - Os Fabelmans
Brian Tyree Henry - Passagem
Se as outras disputas de atuações estão bem acirradas, a situação é diferente aqui. Ke Huy Quan ganhou basicamente todos os prêmios da temporada, menos o BAFTA, que foi para Barry Keoghan. Mas surge aqui a regra básica do bolão: quando tem duas pessoas do mesmo filme, a tendência é dividir os votos. Má notícia para Os Banshees de Inisherin. Sem falar que esse é o retorno de Ke Huy Quan que, finalmente, reencontrou seu espaço em Hollywood depois de anos. Ele é um fofo.
- Quem vai ganhar: Ke Huy Quan - Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
- Quem pode ser a zebra da vez: Seria algum dos Banshees, mas não vai rolar
- Quem merece ganhar: Ke Huy Quan - Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Angela Bassett – Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
Hong Chau - A Baleia
Kerry Condon - Os Banshees de Inisherin
Jamie Lee Curtis - Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Stephanie Hsu - Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Se o mundo fosse um lugar justo, a performance de Stephanie Hsu seria mais mencionada do que Jamie Lee Curtis nessa categoria, mas trabalhamos com o que temos. A estrela de Halloween é querida em Hollywood e nunca ganhou um Oscar. Ela venceu o SAG e ainda botou freio na jornada de outra grande indicada, Angela Bassett, que levou diversos prêmios por ser a melhor coisa em Pantera Negra: Wakanda Forever. Aquele discurso da Rainha Ramonda viralizou e ainda segue com força, mas perder o SAG e o BAFTA (pra Kerry Condon) foram golpes impactantes. Mas será que a Academia dará um prêmio para Marvel? Se alguém conseguiu antes, foi Pantera Negra.
- Quem vai ganhar: Angela Bassett - Pantera Negra: Wakanda para Sempre
- Quem pode ser a zebra da vez: Jamie Lee Curtis - Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
- Quem merece ganhar: Eu queria que Lashana Lynch fosse indicada por A Mulher Rei, mas ninguém me ouviu, então a torcida é pra Stephanie Hsu
MELHOR DIRETOR
Todd Field - Tár
Daniel Kwan e Daniel Scheinert - Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Martin McDonagh - Os Banshees de Inisherin
Ruben Östlund - Triângulo da Tristeza
Steven Spielberg - Os Fabelmans
Desde que Os Fabelmans foi anunciado, parecia que Steven Spielberg era aposta certeira na categoria de direção. Mas os Daniels estão levando quase todos os prêmios, principalmente o DGA (do sindicato dos diretores) por sua forma de reinventar o cinema. Então, fica a dúvida: o projeto emocionante de um dos diretores mais aclamados da história ou dar a chance para os mesmos criadores de Um Cadáver para Sobreviver? Pode parecer uma escolha fácil, mas não é.
- Quem vai ganhar: Daniel Kwan e Daniel Scheinert - Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
- Quem pode ser a zebra da vez: Steven Spielberg - Os Fabelmans
- Quem merece ganhar: Daniel Kwan e Daniel Scheinert - Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Os Banshees de Inisherin
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Os Fabelmans
Tár
Triângulo da Tristeza
Ter cinco indicados a melhor filme na mesma categoria é brincar com nossos corações. Muitos amam o roteiro de Todd Haynes em Tár, mas quem parecia ser o favorito era Martin McDonaugh, por Os Banshees de Inisherin - afinal, a obra não ganhou 9 indicações a toa! Mas Triângulo da Tristeza é uma forte ameaça e ainda tem a chance de darem pra aquele que promete ser o grande vencedor da noite: Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, que ainda abocanhou o prêmio do sindicato de roteiristas, o WGA!
- Quem vai ganhar: Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
- Quem pode ser a zebra da vez: Os Banshees de Inisherin
- Quem merece ganhar: Sinceramente, divide a estatueta e compartilha entre eles
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Nada de Novo no Front
Glass Onion: Um Mistério Knives Out
Living
Top Gun: Maverick
Entre Mulheres
A presença de Top Gun aqui mostra como o filme é realmente queridinho, mas a briga real está entre Nada de Novo no Front (também com 9 indicações!) e Entre Mulheres. Por mais que o filme alemão não sairá de mãos vazias nessa noite, essa é a oportunidade de dar um prêmio para Sarah Polley, visto a ausência de mulheres na categoria de direção.
- Quem vai ganhar: Entre Mulheres
- Quem pode ser a zebra da vez: Nada de Novo no Front
- Quem merece ganhar: Entre Mulheres
MELHOR ANIMAÇÃO
Pinóquio de Guillermo Del Toro
Marcel the Shell with Shoes On
Gato de Botas 2: O Último Pedido
Primeiro filme da Pixar dirigido por uma mulher, Red - Crescer é uma Fera merecia até indicação na categoria de canção, mas aqui não é o favorito. Pinóquio de Guillermo del Toro quase levou todos as estatuetas da temporada, inclusive o Annie Awards (Oscar da animação). E é por bons motivos, afinal reinventa uma história clássica de maneira criativa. E por mais que Marcel the Shell with Shoes On te fará rir e chorar ao mesmo tempo, ou que Gato de Botas tenha sido a ficha mais acessada do AdoroCinema por semanas; o prêmio é do mexicano!
- Quem vai ganhar: Pinóquio de Guillermo Del Toro
- Quem pode ser a zebra da vez: Ninguém vai tirar essa estatueta do Del Toro
- Quem merece ganhar: Os cinco ganharam meu coração, serve?
MELHOR FILME INTERNACIONAL
Nada de Novo no Front (Alemanha)
Argentina, 1985 (Argentina)
Close (Bélgica)
EO (Polônia)
The Quiet Girl (Irlanda)
Ok, regra básica número 3: se o filme internacional for indicado na categoria de melhor filme, vai ganhar aqui. Boa notícia para Nada de Novo no Front que, repito, TEM 9 INDICAÇÕES NO GERAL. Então, ele tem um certo favoritismo aqui. Porém, recomendo ver todos os filmes dessa lista.
- Quem vai ganhar: Nada de Novo no Front
- Quem pode ser a zebra da vez: Em qualquer outro ano, Argentina, 1985 e Close seriam os favoritos
- Quem merece ganhar: Nada de Novo no Front
MELHOR DOCUMENTÁRIO
All The Beauty and the Bloodshed
Temos opções bem interessantes na categoria de documentário. O favorito parece ser Nalvany, que tem o timing político exato: é sobre o lider da oposição russa que foi enveneado por Putin. All That Breathes, que acompanha dois jovens de New Delhi salvando pássaros da poluição, e Fire of Love, sobre um casal de vulcanistas apaixonados, também tem seus fãs. Já All the Beauty and the Bloodshed é um longa sobre a ativista Nan Goldin, que tem o mérito de ser comandado por Laura Poitras (que já venceu antes na categoria por Citizenfour). Nós vamos com aquele que ganhou o PGA.
- Quem vai ganhar: Nalvany
- Quem pode ser a zebra da vez: All the Beauty and the Bloodshed
- Quem merece ganhar: Pena que O Território não conseguiu entrar na lista
MELHOR EDIÇÃO
Os Banshees de Inisherin
Elvis
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Tár
Top Gun: Maverick
Normalmente, edição vai para o filme que tem mais cortes rápidos e frenéticos. E por mais que Top Gun: Maverick nos leve para as alturas (literalmente), parece difícil superar o multiverso de Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo - afinal, trocar entre diversas versões da mesma personagem, não é nada fácil. Ambos ganharam no Eddie Awards (separados por categorias de drama e comédia), só pra dificultar nossas vidas.
- Quem vai ganhar: Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
- Quem pode ser a zebra da vez: Top Gun: Maverick
- Quem merece ganhar: Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
MELHOR FOTOGRAFIA
Nada de Novo no Front
Bardo: Falsa Crônica de Algumas Verdades
Elvis
Tár
Ok, até os 40 minutos do segundo tempo de jogo, o caminho parecia livre para Nada de Novo no Front. Porém, Mandy Walker se tornou a primeira mulher a ganhar o prêmio do sindicato. E poderia repetir o mesmo feito no Oscar. Nos últimos 10 anos, 7 pessoas que ganharam o ASC, levaram a estatueta dourada. Ou seja, tudo pode acontecer.
- Quem vai ganhar: Nada de Novo no Front
- Quem pode ser a zebra da vez: Elvis
- Quem merece ganhar: Nada de Novo no Front
MELHOR TRILHA SONORA
Nada de Novo no Front
Os Banshees de Inisherin
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Os Fabelmans
Responsável pela trilha de Os Fabelmans, o lendário John Williams já teve 53 indicações ao Oscar, ganhando 5 vezes por pequenos trabalhos independentes como STAR WARS e E.T. - O EXTRATERRESTRE. Porém, o favoritismo parece ser de Justin Hurwitz - já vencedor por outra colaboração com Damien Chazelle, La La Land. Mas não descarte Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo e Nada de Novo no Front, que vieram para briga.
- Quem vai ganhar: Babilônia
- Quem pode ser a zebra da vez: Nada de Novo no Front
- Quem merece ganhar: Babilônia
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
"Applause" (Tell it Like a Woman)
"Hold My Hand" (Top Gun: Maverick)
"Lift Me Up" (Pantera Negra: Wakanda Para Sempre)
"Naatu Naatu" (RRR: Revolta, Rebelião, Revolução)
"This is a Life" (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo)
Já a categoria de canção tem uma cadeira cativa para Diane Warren, dona de 14 indicações (e apenas venceu um Oscar honorário ano passado, coitada). Seu "Applause" deve manter essa mania, pois ela parece ser lanterninha aqui. No início do ano passado, parecia que Lady Gaga ia levar por Top Gun: Maverick, até que Rihanna veio com a emocionante canção em homenagem a Chadwick Boseman. Porém, as pessoas dançaram no cinema com "Naatu Naatu", um fenômeno indiano que, inexplicavelmente, não foi escolhido para representar seu país na categoria internacional. E ainda surge espaço para o idolatrado David Byrne, que já levou prêmios por "This is a Life".
- Quem vai ganhar: "Naatu Naatu"
- Quem pode ser a zebra da vez: "Lift Me Up"
- Quem merece ganhar: "Naatu Naatu" é uma das coisas mais frenéticas que já vi em minha vida
MELHOR FIGURINO
Babilônia
Pantera Negra: Wakanda para Sempre
Elvis
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Ruth E. Carter levou um Oscar pelo primeiro Pantera Negra e Jobu Tupaki é uma das vilãs mais estilosas dos últimos tempos. Mas será que alguém superar os figurinos de Elvis? No prêmio dos especialistas, Elvis e Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo foram vencedores em suas respectivas categorias, mas não se enfrentaram. A briga real vai ser no Oscar mesmo, #AdoroTreta
- Quem vai ganhar: Elvis
- Quem pode ser a zebra da vez: Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
- Quem merece ganhar: Dá pra dividir entre Elvis e Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo não, por favor?
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Nada de Novo no Front
Avatar: O Caminho da Água
Babilônia
Elvis
Os Fabelmans
Eu estava aqui, de boas, crente que Elvis era o favorito dessa disputa. Quando faço minhas pesquisas, descubro que, na verdade, esse posto está com Babilônia - que ganhou o ADG e BAFTA. Os Fabelmans também surpreende ao recriar as memórias de Steven Spielberg em live-action. Será que a recepção mista do filme de Damien Chazelle pode prejudicar suas chances?
- Quem vai ganhar: Babilônia
- Quem pode ser a zebra da vez: Elvis
- Quem merece ganhar: Elvis
MELHOR CABELO E MAQUIAGEM
Nada de Novo no Front
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
Elvis
A Baleia
Normalmente, o prêmio de maquiagem vai para a transformação mais surreal dentre os indicados. Por mais que, até hoje, seja difícil acreditar que Colin Farrell é o Pinguim; a briga está entre Elvis e A Baleia, pelos visuais de seus protagonistas. Dois problemas surgem: 1 - não se trata apenas de maquiagem, tem o cabelo a ser considerado também (ponto pro topete de Elvis) 2 - A Baleia surge com questionamentos ao redor de gordofobia, então pode não ser a escolha mais confortável pros votantes.
- Quem vai ganhar: Elvis
- Quem pode ser a zebra da vez: A Baleia
- Quem merece ganhar: Sério, o Colin Farrell era o Pinguim!
MELHOR SOM
Nada de Novo no Front
Avatar: O Caminho da Água
Batman
Elvis
Top Gun: Maverick
Som costuma ir para filmes de guerra ou musicais. Todos os indicados, de alguma forma, se encaixam nisso. Então, vamos para os prêmios paralelos: o CAS foi para Top Gun, o BAFTA para Nada de Novo no Front. Porém, acho que o filme de Tom Cruise precisa levar alguma estatueta pra casa, logo...
- Quem vai ganhar: Top Gun: Maverick
- Quem pode ser a zebra da vez: Nada de Novo no Front
- Quem merece ganhar: Top Gun: Maverick
MELHORES EFEITOS VISUAIS
Nada de Novo no Front
Avatar: O Caminho da Água
Batman
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
Top Gun: Maverick
Se a franquia Avatar não levar o Oscar de melhores efeitos visuais novamente, eu raspo minha cabeça que nem o Ronaldinho na Copa.
- Quem vai ganhar: Avatar: O Caminho da Água
- Quem pode ser a zebra da vez: É Avatar mesmo
- Quem merece ganhar: É Avatar mesmo (parte 2)
MELHOR CURTA ANIMADO
The Boy, the Mole, the Fox and the Horse
The Flying Sailor
Ice Merchants
My Year of Dicks
An Ostrich Told Me the World is Fake and I Think I Believe It
Muitas vezes, as categorias de curtas definem a vitória do bolão, por isso, fique ligado. O favorito parece ser The Boy, the Mole, the Fox and the Horse, produção da Apple TV+ que é baseado num clássico livro e vem sendo comparado com Ursinho Pooh e O Pequeno Príncipe. Mas eu agradeço todos os dias pela chance de ter visto Riz Ahmed falar My Year of Dicks na televisão, graças ao curta sobre a frustrante história de uma jovem querendo perder a virgindade. The Flying Sailor e Ice Merchants também arrancam elogios por falar da A Explosão de Halifax e da relação de pai e filho, respectivamente. Por fim, temos o também icônico título An Ostrich Told Me the World is Fake and I Think I Believe It, uma produção cheia de metalinguagem sobre um cara que percebe ser parte de uma animação.
- Quem vai ganhar: The Boy, the Mole, the Fox and the Horse
- Quem pode ser a zebra da vez: My Year of Dicks
MELHOR CURTA METRAGEM EM LIVE-ACTION
An Irish Goodbye
Ivalu
Le Pupille
Night Ride
The Red Suitcase
Diferente de outros anos, a maioria dos indicados a melhor curta tem climas leves. Le Pupille é uma espécie de Matilda, cheio de belas decisões estéticas, sobre um grupo de crianças que estudam num colégio religioso. An Irish Goodbye vai na pegada de Os Banshees de Inisherin para falar de dois irmãos se reconectando após a morte da mãe. Já Night Ride começa com a básica premissa de uma mulher que, sem querer, passa a comandar um trem em movimento. Do lado mais sério, temos The Red Suitcase sobre uma garota de 16 anos receosa de sair do aeroporto por um motivo misterioso; enquanto Ivalu traz a história de uma menina querendo desvendar o desaparecimento da irmã mais velha na Groelândia.
- Quem vai ganhar: Le Pupille
- Quem pode ser a zebra da vez: An Irish Goodbye
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA METRAGEM
Como Cuidar de um Bebê Elefante
Haulout
How do You Measure a Year?
The Martha Mitchell Effect
Stranger at the Gate
Perfeito para toda a família, Como Cuidar de um Bebê Elefante parece ter conquistado votantes do Oscar com a bela história de um casal que adotou bebês elefantes (sim, o título já entrega muita coisa). Quem não entrega muita coisa é Stranger at the Gate, que conta com o nome de Malala na produção - o máximo que sabemos é que está relacionado com ódio e ataques à mesquitas. How Do You Measure a Year mostra o cineasta Jay Rosenblatt (já indicado ano passado) fazendo perguntas para sua filha ao longo de 16 anos, em seus aniversários. The Martha Mitchell Effect fala da polêmica figura que começou o Watergate e, por fim, temos Haulout, um curta visualmente emocionante sobre o impacto do aquecimento global em morsas.
- Quem vai ganhar: Como Cuidar de um Bebê Elefante
- Quem pode ser a zebra da vez: Stranger at the Gate