Jena Malone, intérprete de Johanna Mason em Jogos Vorazes, revelou ter sido abusada sexualmente por alguém com quem trabalhou na aclamada franquia baseada nos livros de Suzanne Collins. Na terça-feira (28/02), a atriz de 38 anos publicou um relato comovente em sua conta no Instagram, explicando como esse episódio violento afetou sua saúde mental e como buscou a cura por meio da "justiça restaurativa" – isto é, quando as vítimas se comunicam com o agressor para explicar o impacto de sua ação.
Para os que não se lembram, Johanna é uma personagem que aparece pela primeira vez em Jogos Vorazes - Em Chamas (2013), o segundo dos quatro filmes. Na trama, ela é originária do Distrito 7 e ganhou a 71ª edição do torneio. Quatro anos após o triunfo, seu caminho se cruza com o de Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) e Peeta Mellark (Josh Hutcherson) ao ser selecionada para o 3º Massacre Quaternário.
Quando o longa foi lançado, Jena tinha 28 anos, mas foi somente uma década depois que conseguiu tornar pública a violação que sofreu nos bastidores. No post, que inclui uma imagem sua no que parecer ser uma plantação de trigo, a atriz começa contando que o registro foi feito no fim das gravações de Em Chamas. Eles estavam filmando em uma propriedade no interior da França, e na saída Jena pediu que o motorista a deixasse naquele campo para que pudesse chorar e capturar o momento.
"Mesmo que esse tempo em Paris tenha sido extremamente difícil para mim – estava passando por um término ruim e também fui abusada sexualmente por alguém com quem trabalhei –, fiquei muito grata pelo projeto, pelas pessoas de quem me tornei próxima e pelo papel incrível que consegui desempenhar", escreveu Jena na legenda.
E continua: "Uma mistura turbulenta de emoções que só agora estou aprendendo a resolver. Eu gostaria que não estivesse ligada a um evento tão traumático para mim, mas esta é a verdadeira selvageria da vida, eu acho. Como manter o caos com a beleza. Trabalhei muito para me curar e aprender por meio da justiça restaurativa, para fazer as pazes com a pessoa que me violou e fazer as pazes comigo mesma."
"Tem sido difícil falar sobre Jogos Vorazes e Johanna Mason sem sentir a pontada desse momento, mas estou pronta para passar por ele e recuperar a alegria e a realização que senti. Muito amor para todos os sobreviventes por aí. O processo é lento e não-linear. Quero dizer que estou aqui para quem precisar conversar, desabafar ou abrir espaços não-comunicados dentro de si mesmo", completou Jena.
A publicação já soma quase mil comentários, entre eles o de Willow Shields, que encarnou a irmã de Katniss, Primrose Everdeen, na saga. A atriz de 22 anos escreveu: "Esta postagem me deixou sem palavras. Eu entendo e espero que, embora o processo seja tão lento, você esteja bem."
Vale destacar que Jena reprisou o papel de Johanna nos dois últimos filmes, A Esperança - Parte 1 (2014) e A Esperança - O Final (2015).