J.K. Rowling, autora dos livros que deram origem aos filmes de Harry Potter, tem sido bastante criticada nos últimos anos por causa de seus posicionamentos transfóbicos nas redes sociais, contra o reconhecimento da identidade de pessoas trans. Muitos atores queridos da franquia se manifestaram contra os comentários Rowling, mas Evanna Lynch, que interpretou Luna Lovegood nos filmes da saga, saiu em defesa da autora.
Em 2020, Evanna Lynch falou sobre os comentários transfóbicos de J.K. Rowling em seu Twitter, mas deletou a postagem. Ele disse que era irresponsável discutir um assunto tão delicado nas redes sociais, revelando que "gostaria que [Rowling] não o fizesse", mas ainda saiu em defesa da autora – e, por isso, foi bastante criticada na internet. "Dito isso, como amiga e admiradora de Jo, não posso esquecer que pessoa generosa e amorosa ela é".
Relembrando isso ao The Telegraph, Lynch comentou sobre a reação negativa que sofreu na época por apoiar Rowling. "Fui muito ingênua quando fui arrastada para essa conversa. Eu nem sabia que havia dois lados. Eu tinha uma visão do bem e do mal. Eu tenho compaixão por ambos os lados do argumento. Eu sei como era ser uma adolescente que odiava tanto meu corpo que queria rastejar para fora da minha pele, então tenho muita compaixão pelas pessoas trans e não quero aumentar a dor delas", explicou a atriz.
"Também acho importante que J.K. Rowling tenha amplificado as vozes dos 'destransicionadores'. Tive esse impulso de dizer: 'Vamos todos parar de falar sobre isso', e acho que provavelmente sou um pouco mais corajosa agora em ter conversas desconfortáveis", disse Evanna Lynch, defendendo novamente o posicionamento da autora e, em seguida, reforçando que ficou surpresa com toda a reação negativa em cima de Rowling. "Eu apenas senti que a personagem dela sempre defendeu os membros mais vulneráveis da sociedade. O problema é que há um desacordo sobre quem é o mais vulnerável. Eu gostaria que as pessoas apenas lhe dessem mais graça e a ouvissem".
"Nem todo mundo pensa assim": Daniel Radcliffe volta a defender comunidade trans dos ataques de J.K. RowlingAtores de Harry Potter se manifestaram contra J.K. Rowling
Nos últimos anos, J.K. Rowling não apenas se posicionou contra a identidade de pessoas trans, como também financia organizações que atuam contra os direitos LGBTQIA+. Diferentemente de Evanna Lynch, outros atores dos filmes Harry Potter e Animais Fantásticos se manifestaram contra Rowling e declararam apoio à comunidade trans, como Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Eddie Redmayne e Katherine Waterston.
Harry Potter é uma das franquias mais populares das últimas décadas, com oito filmes lançados nos cinemas, começando com Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) e terminando com Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 (2011). Depois disso, ainda foram lançados mais três filmes derivados, Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016) e suas sequências Os Crimes de Grindelwald (2018) e Os Segredos de Dumbledore (2022).