Quase 20 anos após estrear nos cinemas, a trilogia Cavaleiro das Trevas, assinada pelo cineasta Christopher Nolan, continua sendo uma das obras de super-heróis mais queridas do público. Entre todas as características que tornaram os filmes icônicos, está o elenco: Christian Bale e Heath Ledger, como Batman e Coringa, se tornaram inesquecíveis, mas a saga também foi marcada por uma mudança curiosa no casting. Você se lembra da troca entre Katie Holmes e Maggie Gyllenhaal?
A trilogia de Nolan começou em 2005 com o filme Batman Begins, que trouxe Katie Holmes no papel de Rachel Dawes, paixão antiga do Homem-Morcego. A questão é que quando o segundo filme veio, Batman: O Cavaleiro das Trevas, em 2008, a atriz foi substituída por Maggie Gyllenhaal e ninguém entendeu direito o porquê. Quem esclareceu os motivos para a troca foi o próprio diretor, que revelou também não ter ficado muito feliz com a notícia de que Katie não voltaria.
O problema neste caso foi de ordem prática: a agenda de Katie Holmes estava cheia e ela não teria tempo para retornar ao projeto. “Katie não estava disponível para o papel, o que não me deixou muito feliz, mas essas coisas acontecem. Dei muita, muita sorte por Maggie poder assumir o trabalho”, explicou Nolan, de acordo com o Business Insider. A irmã de Jake Gyllenhaal, aliás, chegou a entrar em contato com Katie Holmes quando aceitou o papel de Rachel.
Quando fez Batman Begins, Katie Holmes despontava como uma grande promessa de Hollywood. Ela havia acabado de estrelar A Filha do Presidente ao lado de Michael Keaton e, pouco tempo antes, havia encerrado a bem sucedida série Dawson’s Creek, um dos grandes sucessos da televisão no início dos anos 2000.
No mesmo ano em que Batman: O Cavaleiro das Trevas chegou aos cinemas, Katie Holmes estrelou a comédia Loucas por Amor, Viciadas em Dinheiro ao lado de Diane Keaton e Queen Latifah. De lá para cá, a atriz esteve em diversas outras produções para o cinema e para a televisão, mas seu destaque foi moderado. Entre suas principais aparições estão O Doador de Memórias, Querido Ditador e Oito Mulheres e Um Segredo.
Em 2022, Katie dirigiu e atuou no drama romântico Alone Together, co-protagonizado por Jim Sturgess (Across the Universe). O filme acompanha a história da crítica gastronômica June (Katie Holmes), cujos planos dão errado quando ela chega a Nova York e descobre que sua acomodação foi duplamente reservada pelo recém-solteiro Charlie (Sturgess) e que a pandemia não a deixará sair de casa tão cedo.
Com isso, os dois precisam se virar para ajustar a convivência e a quebra repentina na rotina acaba criando uma intimidade inesperada entre os dois.